Professora da rede municipal de São Paulo é premiada no Educador Nota 10 por projeto sobre identidade e diversidade

Renata Moura, da EMEI Parque Bologne, no Jardim Ângela, recebeu reconhecimento nacional pelo trabalho “Pra ver se me enxergo”, que promove o pertencimento e a valorização da cultura afro-brasileira entre crianças da educação infantil.

Redação - Itaquera em Notícias
04/11/2025 15h30 - Atualizado há 3 dias

Professora da rede municipal de São Paulo é premiada no Educador Nota 10 por projeto sobre identidade e
Imagem: Divulgação / Prefeitura de SP

A professora Renata Moura dos Santos, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque Bologne, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, promovido pelo Instituto Somos. O reconhecimento veio pelo projeto “Pra ver se me enxergo”, desenvolvido com crianças da rede municipal e voltado à valorização da identidade e da diversidade étnico-racial.

A premiação, realizada na última terça-feira (28), reuniu educadores de diferentes regiões do país. A docente foi contemplada na categoria Direitos Humanos, que destaca práticas pedagógicas voltadas à cidadania, à igualdade e ao respeito às diferenças. O evento celebrou iniciativas que transformam a rotina escolar e contribuem para uma educação mais inclusiva.

O projeto idealizado por Renata buscou incentivar o sentimento de pertencimento entre as crianças, promovendo reflexões sobre território e representatividade. As atividades envolveram obras literárias e artísticas que retratam a cultura negra e periférica, além de oficinas de fotografia e autorretratos inspirados na série “Humanae”, da artista Angélica Dass.

As ações estimularam o reconhecimento da diversidade presente na comunidade escolar e aproximaram as famílias do processo educativo. De acordo com a professora, o trabalho ajudou os alunos a desenvolverem autoestima e orgulho de suas origens, reforçando o papel da escola como espaço de diálogo e valorização das identidades.

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 é considerado uma das principais homenagens do setor educacional no Brasil e conta com parceria do Global Teacher Prize, iniciativa internacional que reconhece práticas inovadoras de ensino. O destaque da professora paulistana evidencia o compromisso da rede municipal com uma educação pública transformadora e voltada aos direitos humanos.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.