O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) Dona Cica, do Grupo São Cristóvão Saúde, promoveu em 8 de outubro o "I Workshop de Identificação e Tratamento das Síndromes Coronarianas Agudas". O evento foi dedicado a profissionais da área assistencial e ofereceu um dia de aprendizado dinâmico sobre o manejo e tratamento da condição. Participaram 22 profissionais, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do próprio grupo e de instituições externas, como a Santa Casa de Francisco Morato.
Com cinco horas de duração, o workshop intercalou atividades teóricas e práticas, cobrindo todas as etapas do atendimento ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda (SCA), desde a triagem até os procedimentos na sala de emergência. As estações práticas foram um dos destaques, permitindo que os participantes vivenciassem simulações de situações reais para aprimorar a tomada de decisão clínica diante de sinais de Infarto Agudo do Miocárdio.
A programação foi conduzida pelo analista de Educação Continuada, Everson Gomes, idealizador do evento. O workshop contou com a participação do farmacêutico Rogério Argeri, que demonstrou o efeito do medicamento trombolítico Actilyse, e das analistas de Educação Continuada, Vânia Souza e Carla Melo, que abordaram desde a identificação de sintomas até o cuidado emergencial. Gomes afirmou que o objetivo foi "atualizar a equipe multiprofissional para o atendimento ágil e manejo do paciente".
O Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ele, "a preparação e o aprendizado contínuo das nossas equipes assistenciais resultam no desenvolvimento técnico e científico, estimulando o aperfeiçoamento dos cuidados essenciais oferecidos aos nossos pacientes".