Incerteza global e queda de juros impulsionam alta do ouro e setor de varejo, avalia Charles Mendlowic

Análises do Economista Sincero apontam para um mercado volátil impulsionado por tensões geopolíticas e políticas monetárias

PUBLISH IDEAS
14/10/2025 17h35 - Atualizado há 9 horas

Incerteza global e queda de juros impulsionam alta do ouro e setor de varejo, avalia Charles Mendlowic
Crédito: Alexandre Olivares
A ascensão do preço do ouro, queda nas taxas futuras de juros e o risco iminente de uma nova bolha no mercado financeiro são temas que estão movimentando o cenário econômico. As análises do economista Charles Mendlowicz, o Economista Sincero, apontam para um mercado volátil impulsionado por tensões geopolíticas e políticas monetárias.
 
O ouro como refúgio em um cenário de incertezas

 
Segundo Mendlowicz, a forte valorização do ouro nos últimos anos é multifatorial , sendo catalisada pela instabilidade global. "Guerra tarifária, guerra Israel-Hamas, Rússia invadindo a Ucrânia e com possibilidade de invadir outros países, são exemplos de fatores que levaram o ouro a patamares elevados”, pontua o economista.
 
Além dos conflitos geopolíticos, Charles Mendlowicz explica que o ouro é impulsionado pela expectativa de que a redução das taxas de juros americanas possa continuar, atingindo patamares como 2,5% ou 3%: “Todas essas incertezas levaram o ouro para as massas".
 
Varejo tende a se beneficiar com a queda dos juros
 
Com a perspectiva de queda nas taxas de juros, Mendlowicz aponta que, embora a maioria dos setores deva se valorizar, alguns segmentos tendem a ser mais beneficiados. “É o caso do varejo, que sofre muito atualmente com o endividamento e o alto custo de carregar dívidas. Empresas ou segmentos alavancados e endividados, como o varejo, podem se valorizar mais com a diminuição dos juros”, avalia o economista.
 
Alerta para a "bolha tech”
 
Charles Mendlowicz também emite um alerta sobre o risco de uma nova bolha, indicando que ela pode estourar logo. O economista menciona que já havia uma "bolha tech" e que a ascensão da inteligência artificial (IA) está inflando essa bolha de forma mais rápida. Ele prevê que ela explodirá novamente em breve.
 
“Esse movimento faz parte do ciclo de mercado. O ciclo tende a limpar o mercado de quem está muito alavancado e se arriscou demais, antes de voltar ao normal e subir novamente. A vida financeira funciona assim, os mercados funcionam assim há 5 mil anos", conclui o Economista Sincero.
 
Sobre Charles Mendlowicz, o Economista Sincero
 
Charles Mendlowicz é um dos principais nomes do mercado financeiro brasileiro, com 30 anos de experiência e um histórico de sucesso entre o mercado financeiro e o varejo. É sócio da Ticker Wealth, onde lidera a estratégia de expansão, e autor do best-seller "18 princípios para você evoluir". Sua abordagem direta e transparente o consagrou como um influenciador confiável, tendo sido eleito o melhor influenciador de investimentos pela ANBIMA por quatro vezes.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAYCE MARI RODRIGUES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.