Experiência do Cliente não é detalhe, é estratégia de negócio

Neiva Mendes

ASSESSORIA DE IMPRENSA
13/10/2025 04h41 - Atualizado há 6 horas

Experiência do Cliente não é detalhe, é estratégia de negócio
divulgação

Fundar uma empresa aos 56 anos parecia improvável para muitos. Depois de quase 40 anos de trabalho, muitos me aconselharam a desacelerar e ‘não arrumar sarna para me coçar’, como dizia meu pai. Mas, no fundo, eu sabia que, após tantas experiências em empresas de tecnologia, BPOs, indústria alimentícia, bancos, nada seria mais justo do que reunir todo esse aprendizado e colocá-lo em prática, transformando em negócio a convicção de que a experiência não pode ser apenas um detalhe.

Hoje, aos 64 anos, eu presido o conselho da empresa que fundei e que hoje conta com mais de 100 pessoas (76% delas são mulheres). Temos orgulho de sermos especialistas em INTELIGÊNCIA EM CX, gente usando tecnologia de ponta para resolver problemas de gente.

Essa trajetória vem da combinação de duas forças: maturidade e propósito. A maturidade traz a coragem de arriscar sem medo de julgamentos e o propósito oferece o direcionamento, o caminho. Em meio a tantas opções de produtos e serviços, o que diferencia as empresas não é apenas a tecnologia ou o preço, mas a capacidade legítima de ouvir, cuidar, resolver e criar experiências que toquem pessoas de forma verdadeira.

O protagonismo do cliente não pode ficar preso em apresentações bonitas nas reuniões semanais. Ele precisa estar no dia a dia, no atendimento, nas métricas, nos sistemas e, principalmente, na cultura da empresa. Essa filosofia exige escuta ativa, compreensão das dores, antecipação das necessidades e a criação de jornadas que realmente façam sentido. Inteligência em CX não é só análise de dados, estamos falando de transformação de insights em ações assertivas! O que afasta clientes é a falta de resposta, de atenção e de cuidado.

A liderança feminina também é parte fundamental dessa história. Quando 76% da equipe é composta por mulheres, fica evidente como essas perspectivas enriquecem soluções e humanizam processos. Empatia e colaboração tornam-se pilares de um jeito de trabalhar que aproxima empresas de seus clientes e gera impacto social. Liderar, para mim, é abrir caminhos para que outras mulheres também acreditem em seu potencial de transformar negócios e vidas.

Nesta coluna, convido você a refletir comigo sobre como cuidar do cliente e do consumidor em meio a tantas possibilidades no mercado. Vamos falar sobre práticas de gestão, sobre medir o que realmente importa e sobre como tecnologia e inteligência artificial podem ampliar, e não substituir, a sensibilidade humana. Vamos discutir os erros que destroem o carinho pela marca, os acertos que ajudam a fidelizar clientes e exemplos que fortalecem a experiência.

Mais do que um espaço de teoria, esta coluna será um convite à ação. Porque a experiência do cliente é feita de encontros: da empresa com o consumidor, do líder com a equipe, da visão com a prática. E é desse encontro que nascem empresas mais humanas, sensíveis, que respeitam valores que transcendem o tempo e os modismos tecnológicos.

Afinal, no fim do dia, o que move os negócios são as pessoas, e como diz Simon Sinek, antropólogo, autor e orador britânico: “Se você não entende de gente, não entende de negócios”.

(*) Presidente do Conselho e sócia-fundadora da Blue6ix Tecnologia.


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NEIDE LIMA MARTINGO PEREIRA
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FONTE: assessoria de imprensa
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