Malungagem ocupa o Centro de Cultura Única com debate e música

Evento gratuito ratifica a força das tradições de terreiro e traz o lançamento do EP IBGÀ

CLáUDIA TISATO
10/10/2025 17h58 - Atualizado há 3 horas

Malungagem ocupa o Centro de Cultura Única com debate e música
Bruno Bastos



No coração da Pequena África, berço de resistência e memória do povo negro no Rio de Janeiro, o projeto Malungagem – A influência das macumbas na música popular realiza seu segundo encontro no dia 11 de outubro, no Centro de Cultura Única (Saúde). O evento, gratuito e de classificação livre, reforça o diálogo entre tradição, ancestralidade e música contemporânea, trazendo como tema central a influência da musicalidade das Umbandas e da Jurema Sagrada na música afro-brasileira contemporânea. O encontro termina com show de Alè e sua banda, celebrando o lançamento de seu EP IGBÀ.

A tarde começa com a força dos sambas e cânticos de terreiro com o grupo Carta na Manga,  e segue para a roda de conversa com convidados especiais. Entre eles, a Iyalorisá Jacque de Oxum, liderança da Casa de Omolokô 7 Nós de Guiné — terreiro com 88 anos de história reconhecido como patrimônio imaterial do Rio —, conhecida pela luta contra o apagamento histórico de referências como Maria Batayo e pelo ativismo em defesa da diversidade e do respeito às tradições afro-brasileiras e ameríndias.


Do Rio Grande do Norte vem Jonathan Garcia, juremeiro da Tradição de Jurema de Reis e umbandista pela UNICA – União Umbandista Luz, Caridade e Amor. Com vivência na Pajelança e na Encantaria, Jonathan compartilha a força espiritual da musicalidade de mestres, caboclos e encantados, reafirmando a música como elo entre fé, identidade e tradição.
A mesa se completa com a presença de Muralhex (Ricardo Muralha), músico, produtor e artista multimídia. Descendente de uma linhagem de mais de quatro gerações ligadas à Umbanda, Muralhex leva sua experiência como alagbê e produtor musical — que já trabalhou com nomes como Elza Soares e Marcelo Yuka — para discutir como os toques sagrados do Candomblé e da Umbanda dialogam hoje com a música popular, a eletrônica e a estética afro-brasileira.

O encerramento fica por conta do show de Alè e sua banda, celebrando o lançamento de seu EP IGBÀ. O repertório reúne canções autorais como “Negro Chorou”, “Ayabá” e “Reis Malunguinho”, além de músicas inéditas e parcerias, entre elas “O Canto das Folhas (A Sassanha)”, composta com Luiz Antonio Simas e Alè. No palco, a força da canção “Pretas e Pretos Novos” ecoa como homenagem ao Cais do Valongo, lembrando os africanos escravizados que desembarcaram no Rio e transformaram dor em cultura. O espetáculo se completa com releituras de mestres como Jorge Benjor (“Santa Clara Clareou”) e Mestre Môa do Katendê (“Exú Onã” e “Exú Elegbara”).

Além da música e do debate, o público terá contato com a gastronomia de axé, preparada pelas comunidades de terreiro parceiras, que comercializarão comidas típicas em uma celebração da memória, da fé e da culinária afro-brasileira.


Terceiro encontro
O ciclo do Malungagem se encerra em grande estilo no dia 7 de novembro, no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, na Gamboa, coração da Pequena África. O último encontro terá como tema a influência dos Axés na música afro-brasileira contemporânea, reunindo lideranças de terreiro, pesquisadores e o público em uma celebração de memória e resistência. O palco do museu será do lançamento do EP IGBÀ, de Alè,  que fecha a programação com repertório autoral , afro-referenciado e releituras de mestres da música popular, marcando o ponto alto de um projeto que costura fé, ancestralidade e música como instrumentos de identidade e transformação. E breve mais informações pelo instagram @ubuntu_cultura_e_arte .

Serviço
Malungagem – A influência das macumbas na música popular
Segundo Encontro
11/10 - Sábado
Local: Centro de Cultura ÚNICA - CCU (Rua Sacadura Cabral 109, Saúde)
13H - Abertura do evento
14h às 16h - Apresentação do Carta na Manga
16:30h - 18h - Mesa - A influência da musicalidade das Umbandas na música contemporânea afro-brasileira com Iyalorisá Jacque de Oxum, Jonathan Garcia e Muralhex (Ricardo Muralha)
19h - Show: lançamento do EP IGBÀ – do cantor e compositor Alè
Entrada Gratuita 
Classificação livre
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLAUDIA TISATO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.