O primeiro TEDx Ilhabela, realizado em 6 de outubro no Teatro Baía dos Vermelhos, reuniu mais de 500 pessoas e marcou o início de um novo ciclo de regeneração ambiental e fortalecimento comunitário no arquipélago localizado no litoral de São Paulo. Idealizado por Aziz Camali, o evento foi viabilizado por 42 marcas, coletivos e empreendimentos locais, em um modelo de financiamento colaborativo e descentralizado, que é resultado de um mapeamento inicial de mais de 300 nomes que se uniram em torno da causa.
O palco recebeu palestras inspiradoras de nomes como o cientista climático Carlos Nobre, o chef caiçara Eudes Assis, a líder comunitária Florisbela dos Santos, o educador Hermes de Sousa, o indígena Guarani Leandro Karaí Mirim e o empreendedor social Estevan Sartoreli, que abordaram temas relacionados à regeneração ambiental, cultura local e inovação social.
Experiência imersiva além do palco
A programação foi pensada para ir além das tradicionais palestras. Sob curadoria artística de Andrea Gomes, mais de dez artistas locais participaram de exposições, intervenções de live painting e de uma galeria temporária. O evento contou com o apoio das secretarias de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, reforçando a integração entre poder público e sociedade civil.
Nos intervalos, os participantes circularam por uma feira agroecológica em um espaço planejado para estimular conexões e trocas. E o compromisso ambiental também se refletiu na compostagem de 356 kg de resíduos orgânicos, no encaminhamento de 100 kg de materiais recicláveis e na neutralização de 100% das emissões de carbono, com o replantio de mais de 50 mudas nativas no Parque Estadual de Ilhabela, tornando o evento “aterro zero”.
Um legado que pulsa e projeta o futuro
O impacto do TEDx Ilhabela começou bem antes do evento. Dois encontros prévios proporcionados pelos próprios organizadores, contribuíram para catalisar novas iniciativas, sendo um painel sobre negócios de impacto, realizado no Hotel Itapemar com mais de 50 empreendedores locais, e a Roda de Saberes, que reuniu mais de 100 lideranças comunitárias na Fazenda do Engenho. Os eventos permitiram a formação de uma coalizão empreendedora e a estruturação de um fundo comunitário local, em parceria com a SITAWI.
“Fizemos um evento lindo, que se materializou com pouco recurso e um time potente de voluntários. O objetivo maior de iniciar um novo ciclo para a Ilha foi concluído, agora é olhar para as lições aprendidas e os próximos passos.”, refletiu Aziz Camali, idealizador do projeto. Com o sucesso da primeira edição, o TEDx Ilhabela já tem retorno confirmado para 2026, com a proposta de se consolidar como um festival anual de regeneração territorial para fortalecer a sociobioeconomia.
Sobre o TEDx Ilhabela
O TEDx Ilhabela 2025 ocorreu em 6 de outubro, das 8h às 19h, na Baía dos Vermelhos, em Ilhabela (SP). Licenciado pela plataforma global TEDx, o evento reuniu especialistas, lideranças e representantes da sociedade civil para apresentar e compartilhar ideias voltadas à sustentabilidade, bioeconomia e regeneração socioambiental. Com patrocínio de Vermelhos Ilhabela e Templo do Ser, o encontro reforça o compromisso do arquipélago em se consolidar como referência nacional em inovação e diálogo estratégico em um ano marcado pela preparação para a COP 30. Para mais informações, acesse: www.tedxilhabela.com.
Informações à imprensa
NB Press Comunicação
Tel.: +55 11 99419-5757
E-mail: [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]