Ensaios de terror de Yara Oliveira exploram o medo e levam espectador à reflexão

Fotógrafa bebe do surrealismo de René Magritte e do cinema de terror para criar suas sequências

PEDRO TAGLIARI
08/10/2025 08h17 - Atualizado há 8 horas

Ensaios de terror de Yara Oliveira exploram o medo e levam espectador à reflexão
Yara Oliveira
Outubro de 2025 – Com obras que transitam do horror psicológico ao gore, Yara Oliveira apresenta ensaios que demonstram um trabalho baseado em referências, direção de modelos e efeitos práticos. Desenvolvidos em diferentes ambientações, a fotógrafa aposta em soluções artesanais e iluminação dramática. Os projetos de Yara propõem uma interpretação da fotografia de horror como prática estética e técnica, e não apenas para causar choque.

Em “Nos Cantos da Casa”, Yara transforma objetos cotidianos e espaços domésticos em dispositivos narrativos. Em cômodos comuns, ela cria cenários de tensão e inquietação, onde a composição e a atuação contam uma história. O ensaio nasceu da proposta de mostrar o “horror” do dia a dia e foi realizado com recursos simples. Com o uso de tecidos, luz disponível e a direção de modelos, a fotógrafa demonstra que o gênero pode ser construído sem o uso de edição digital das imagens.

A série “Na Profundidade da Internet” parte de histórias e rumores da internet, que se tornam reais nas fotos criadas por Yara. O projeto utilizou efeitos práticos para criar as cenas, junto da atuação impactante para transmitir o desconforto. O ensaio teve uma continuação, chamada “Agora é gore!” e acrescentou elementos visuais extremos mantendo o mesmo compromisso com a maquiagem artesanal, sem perder o realismo.

Já em “Esquecida pelo Circo”, a fotógrafa explora o contraste entre diversão e abandono. No caso do ensaio, a modelo, caracterizada como um palhaço, traz o ferimento no rosto, remetendo ao nariz vermelho do clássico artista de circo. Construído com papel higiênico, cola e sangue comestível, a artista produz imagens de grande carga emotiva. Já em “Run for Cover”, inspirado pela música homônima do The Killers, Yara buscou traduzir uma crise de pânico em imagens fotografadas em área de mata próxima à sua casa, contrapondo planos fechados e planos que sugerem presença e perseguição.

O repertório de Yara também dialoga explicitamente com referências do cinema e da história da fotografia. Combinando influências de filmes do gênero com o movimento surrealista, a artista busca compor uma narrativa em seus projetos.  “Trabalho com o que tenho à mão e com quem está à frente da câmera. Para mim, o medo funciona melhor quando é palpável”, afirma a fotógrafa.“Minhas fotos existem para fazer pensar de onde vem o medo.” completa.

Sobre Yara Oliveira

Yara Oliveira é fotógrafa de horror e pioneira no Brasil, graduada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi. Foi participante da primeira temporada do Cine Lab Aprendiz no canal SYFY e realiza oficinas e palestras sobre fotografia de terror em universidades e eventos culturais. Seu trabalho valoriza efeitos práticos e narrativas visuais, explorando desde o horror psicológico até o gore, sempre com foco na experiência emocional do espectador.


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PEDRO TAGLIARI NOGUEIRA
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