Com presença do Sindjus, posse no STF marca nova fase para diálogo no serviço público

Cerimônia consolida a expectativa de fortalecimento das relações institucionais e do avanço em iniciativas de valorização do funcionalismo

WAL SOUSA
02/10/2025 17h29 - Atualizado há 5 horas

Com presença do Sindjus, posse no STF marca nova fase para diálogo no serviço público
Sindjus-DF
O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), Costa Neto, participou, na segunda-feira (29/9), da solenidade de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, e do vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes. A cerimônia, realizada no Plenário da Corte, marcou o início da nova gestão para o biênio.

A solenidade contou com a presença de autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta. O evento reafirmou o papel central do Poder Judiciário na consolidação do Estado Democrático de Direito.


Durante a cerimônia, o Hino Nacional foi interpretado pelo Coral Supremo Encanto — grupo formado por servidores e colaboradores do STF —, iniciativa cultural que tem apoio institucional do Sindjus.

Em seu discurso de posse, o ministro Edson Fachin destacou a importância de um Judiciário independente e equilibrado, afirmando que, ao se submeter a qualquer tipo de força — “mesmo que seja ao populismo” —, o Poder Judiciário perde credibilidade. Fachin também apontou como prioridades de sua gestão a defesa da ordem constitucional, o enfrentamento à discriminação e a atenção a grupos historicamente vulneráveis. Em gesto significativo, fez um reconhecimento direto aos servidores, agradecendo expressamente pelo trabalho desempenhado.

Na ocasião, Costa Neto parabenizou os ministros empossados e reafirmou o posicionamento do sindicato frente à nova administração do STF. “O Sindjus renova seu compromisso com a construção de um diálogo institucional sólido, pautado pelo respeito mútuo e pela valorização dos servidores do Judiciário e do MPU. Confiamos que essa nova gestão saberá ouvir e reconhecer a importância dos que sustentam, com trabalho e dedicação, a Justiça brasileira”, afirmou.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
WALQUENE SOUSA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.