Outubro de 2025 - Pela terceira vez, a Turfa Skatepark, em Saquarema (RJ), recebeu o SLS Select Series apresentado pelo Circuito Banco do Brasil de Skate Street. Com clima de festival, música ao vivo e arena lotada, o fim de semana se transformou em uma celebração do skate, cultura urbana e sustentabilidade.
Na pista, 30 skatistas disputaram pontos decisivos para o ranking do Circuito Banco do Brasil de Skate Street, com a chance de garantir vaga em uma das etapas do SLS Championship Tour 2026. Os competidores Ivan Monteiro e Maria Lúcia Rocha terminaram como os vencedores do embate. Enquanto o skatista paulista faturou a disputa masculina com o total de 35.74 pontos, a gaúcha venceu entre as mulheres com 26.90. Agora, ambos ganham vantagem na busca por uma oportunidade na competição internacional, uma vez que lideram o ranking geral antes da última etapa, marcada para Florianópolis.
O impacto da SLS vai além do esporte. Assim como em Brasília, onde uma etapa inédita movimentou R$10 milhões na economia local, em Saquarema, a SLS gerou empregos, contratou empresas da região e consolidou a cidade como destino esportivo e cultural. Essa capacidade de unir esporte e desenvolvimento econômico evidencia como o skate pode ser um motor de transformação local.A sustentabilidade também foi um dos tópicos principais do evento. Com gestão de resíduos baseada na metodologia Lixo Zero, foram gerados 164,33 kg de resíduos, considerando exclusivamente recicláveis, orgânicos e rejeitos, com taxa de desvio de aterro de 81,78%. Os recicláveis (96,56 kg) foram destinados à AMILA, fortalecendo projetos socioambientais locais, enquanto os orgânicos (37,83 kg) foram compostados em parceria com a Secretaria de Agricultura.
Além das disputas e das ações socioambientais, o evento proporcionou experiências inclusivas, educativas e culturais, reforçando seu caráter de celebração do skate em todas as dimensões. No BB Day, as crianças participaram de oficinas de compostagem e do painel “Skate para o Futuro”, enquanto a Demo Session PCD contou com a presença de @skatistacego e @praqueperna, promovendo a inclusão de atletas com deficiência.
A Saquá Skate School, primeira escola de skate da cidade, recebeu doação de equipamentos, fortalecendo a formação de novos skatistas e a conexão com a comunidade local. Esse espírito de festival se estendeu à música, com shows e tributos como a Ayôa Band homenageando O Rappa e a Frequência Skate Rock encerrando o evento, criando uma ponte entre esporte e cultura urbana.
Com toda essa programação, não tinha como o evento não ser um sucesso: reuniu mais de 1.000 pessoas presencialmente na Turfa Skatepark e alcançou mais de 120 mil espectadores pelas transmissões no SporTV 2 e YouTube. Esses números só aumentam a empolgação para a última etapa, que agora segue para Florianópolis (SC), onde serão definidos os skatistas que garantirão vaga em etapa do SLS Championship Tour 2026, mantendo o skate brasileiro em destaque no cenário internacional.
O Circuito Banco do Brasil de Skate Street que apresenta o SLS Select Series Saquarema contou com patrocínios de Banco do Brasil, VISA, Vivo, Heineken 0,0%, Probiótica, Dr. Peanut e apoio institucional da Prefeitura de Saquarema, CBSK, FASERJ e Governo Federal. JCDecaux, Divas Skateras e Rádio Saquarema Super Rock foram os parceiros de mídia oficial.
Sobre o Circuito Banco do Brasil de Skate Street:
O Circuito Banco do Brasil de Skate Street é uma competição nacional que funciona como caminho de acesso para a Liga Internacional de Skate Street (SLS Championship Tour). Ele é composto por três etapas exclusivas para skatistas brasileiros conhecidas como SLS Select Series. As etapas deste ano serão nas cidades dede Brasília (DF), Saquarema (RJ) e Florianópolis (SC) (etapa final em que será definido o ranking geral). Ao final do Circuito, os dois melhores colocados do ranking garantem vaga direta para disputar uma das etapas da SLS Championship Tour 2026, entrando para o seleto grupo da elite mundial do skate street.
Sobre a SLS:
A principal e maior liga internacional de skate street, fundada pelo skatista profissional Rob Dyrdek em 2010, a Street League Skateboarding (SLS) é a casa do skate street profissional, o lugar onde os melhores skatistas da modalidade se reúnem em busca do título internacional. Pioneiros em competição de skate street e com a maior e mais engajada comunidade global do esporte. De etapas internacionais a eventos classificatórios nacionais, a liga conecta o mundo através do skate, dentro e fora das pistas. Em 2025, a SLS traz a Championship Tour em 3 formatos de competição: eventos de rua, com Spot Takeover (ocupação de um pico - local público - para a prática do skate ou construção de um novo pico, com competição em manobras únicas), eventos em arena, com Arena Major, confirmados para Miami e Paris (formato tradicional SLS dentro de uma arena, com competição em voltas e manobras únicas) e o SLS Super Crown, última parada, que consagra os campeões mundiais, em competição com voltas e manobras únicas, e quarto ano consecutivo no Brasil.
Sobre o SLS Select Series:
O SLS Select Series são etapas regionais em diferentes países que classificam skatistas para participar do SLS Championship Tour. Trata-se de um evento que reúne os melhores skatistas jovens da categoria em busca de ascensão e prestígio na maior e principal liga esportiva da modalidade, a Street League Skateboarding. Além da competição, o SLS Select Series representa uma grande oportunidade para que novos talentos iniciem as suas carreiras profissionais e internacionais. Uma experiência única que promove a formação de novos ídolos e skatistas olímpicos. Pelo terceiro ano consecutivo, o SLS Select Series será realizado de forma independente no Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS ALBERTO PINTO SOARES JUNIOR
[email protected]