Colégio Santo Agostinho mobiliza comunidade para salvar o Riachinho e última área verde do Jardim Riacho das Pedras, em Contagem

LORRAINE SOUZA - INTERFACE COMUNICAçãO
01/10/2025 15h19 - Atualizado há 16 horas

Colégio Santo Agostinho mobiliza comunidade para salvar o Riachinho e última área verde do Jardim Riacho das
Divulgação

 

O Colégio Santo Agostinho Contagem, em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Jardim Riacho das Pedras, está convocando toda a comunidade para uma ação em defesa do meio ambiente. No dia 4 de outubro, sábado, das 8h às 11h, será realizado um abraço simbólico no Riachinho e na última área verde do bairro, com o objetivo de chamar a atenção para a preservação desses espaços essenciais para a qualidade de vida local.

O evento contará com atividades educativas, culturais e momentos de convivência, buscando engajar moradores, comerciantes e autoridades na luta por um bairro mais verde, saudável e seguro. O ponto de encontro será na Praça Rinaldo Cota, no Jardim Riacho das Pedras. Além disso, uma petição on-line foi criada para solicitar providências aos órgãos públicos municipais, podendo ser assinada no link: https://chng.it/WFms2FFfKc.

A situação do Riachinho e da última área verde

O bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem, que leva o nome do curso d’água local, enfrenta sérios desafios ambientais. O Riachinho sofre com nascentes soterradas, despejo de lixo e poluição industrial e doméstica. Já a última área verde do bairro está degradada, passou por queimadas intencionais e descarte irregular de resíduos.

“Entendemos que a Escola está inserida num território e pode apoiar as demandas da comunidade em prol de mais qualidade. O bairro cresceu em torno do Riachinho e ele continua resistindo, mas se suas nascentes não forem cuidadas, suas margens arborizadas, e as áreas permeáveis desaparecerem, ele deixará de existir. Ensinamos nossos estudantes a se responsabilizarem pelo cuidado com a natureza, por isso, não podemos permitir que o Riachinho e a última área verde do bairro sejam destruídos.” destaca Aparecida Debona, diretora do Colégio Santo Agostinho Contagem. Segundo ela, estudantes, professores e toda a comunidade escolar estão engajados na iniciativa, que também reflete os valores de cuidado com a “Casa Comum”, inspirados pela Campanha da Fraternidade e pela preparação para a COP-30.

Por que agir agora?

O manifesto divulgado pela Escola e pela associação de moradores reforça a urgência da mobilização. Dados alarmantes mostram que mais de 90% dos desastres naturais estão ligados à água, seja pela escassez, contaminação ou excesso. Em Minas Gerais, quase metade do esgoto coletado ainda é despejado sem tratamento nos rios. Além disso, estudos indicam que um aumento de 10% na cobertura vegetal pode reduzir a temperatura média local em até 2 °C, prevenir enchentes e melhorar a qualidade do ar.

“Preservar o Riachinho e transformar a última área verde em um parque público são ações concretas em benefício da saúde ecológica e humana desse bairro. Não estamos pedindo o impossível, mas o básico: preservação dos mananciais, ar puro e espaços de convivência para todos”, reforça a diretora.

A mobilização – Um convite à ação

O evento do dia 4/10 marca um importante passo na luta pela preservação ambiental em Contagem. A programação inclui atividades educativas para crianças e adultos, e momentos de celebração da união comunitária. A ideia é educar a comunidade e mostrar às autoridades que a comunidade está mobilizada e exige mudanças concretas, como a recuperação do Riachinho, a proteção das nascentes e a criação de um parque público na área verde.

“Se o futuro está em nossas mãos, que ele seja feito de rios vivos, árvores frondosas e crianças brincando à sua sombra. O tempo de agir é agora, e ele começa aqui, no Jardim Riacho das Pedras”, conclui o manifesto divulgado pelo Colégio Santo Agostinho Contagem.

Escola aberta

Para as famílias interessadas em conhecer de perto a proposta pedagógica agostiniana, neste sábado (4), o Colégio Santo Agostinho Contagem   abre suas portas para um dia especial de integração e conhecimento. O “Escola Aberta” é um evento gratuito e aberto ao público, voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. A programação conta com  um café da manhã especial; oficinas de ginástica, circo e tecnologia, além  de circuito de brincadeira, visitas guiadas pelo Colégio e bate-papo com a equipe pedagógica.  O evento será das 8h30 às 11h30. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link: https://bit.ly/escola_aberta_csa.

O Colégio está situado na ria Marte, 435, bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem.

 

Serviço: Abraço simbólico no Riachinho e na última área verde do bairro

● Quando: 4 de outubro de 2025 (sábado), das 8h às 11h

● Onde: Praça Rinaldo Cota, Jardim Riacho das Pedras, Contagem (MG)

●     Como participar: Leve sua família, vizinhos e amigos. Assine também a petição on-line: https://chng.it/WFms2FFfKc

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORRAINE GABRIELLE SILVEIRA SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.