Movimentos sociais organizam Cortejo, dia 01/10

Política

EDUARDO MICHELETTO
30/09/2025 23h19 - Atualizado há 2 horas

Movimentos sociais organizam Cortejo, dia 01/10
Envato
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, Organizações, Coletivos e Movimentos Sociais, farão um Cortejo Cultural até a Câmara Municipal de São Paulo. A concentração está marcada para quarta-feira, 01/10, às 9h na Praça Dom José Gaspar, ao lado da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A saída será às 10h para o Viaduto Jacareí com ação final na frente do prédio da Câmara Municipal. O objetivo é entregar e protocolar uma Carta Aberta constituída para garantir a efetivação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, conforme prescreve o Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 10.741/2003.

A população idosa na cidade de São Paulo já representa 17,7% do total, ou seja, mais de 2,17 milhões de pessoas (fonte: IBGE, Censo 2022). A projeção para 2030 é de 2,3 milhões de pessoas idosas. O envelhecimento da população traz desafios urgentes para a sociedade civil e o poder público, tornando essencial a adaptação da cidade para atender às demandas específicas dessa parcela da população bem como combater o idadismo e outras formas de discriminação.


A Carta Aberta, composta por mais de 20 reivindicações, está focada em chamar a atenção das autoridades e órgãos competentes, para as necessidades da população idosa, propondo ações e políticas públicas que vão desde constituir Vila dos Idosos em cada região, implementar programas e ações voltados para pessoas idosas que moram sozinhas, ampliar ou consolidar serviços existentes, até projetos culturais, em especial nos territórios de maiores índices populacionais e com maiores vulnerabilidades sociais

 O objetivo é inserir estas ações no orçamento da cidade e no Plano Plurianual (PPA), que orientará a destinação dos recursos municipais no período 2026-2029.
      
O Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma celebração anual realizada em 1º de outubro desde 1991, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1990. Mais de 30 entidades assinam a carta, que está aberta a novas adesões.  


“Porque envelhecer é um direito. Toda pessoa merece viver com dignidade, respeito e igualdade”. (Estatuto da Pessoa Idosa)

"O modo como tratamos nossos idosos é um termômetro ético da sociedade."
 - Dom Hélder Câmara
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO GIOELI MICHELETTO JOEL
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.