São Luiz Itaim realiza encontro global de endoscopia bariátrica

Evento transmitiu procedimentos ao vivo para médicos de mais de 150 países e terá conteúdos disponíveis online

ENZO M. T. ZILIO
30/09/2025 14h28 - Atualizado há 4 horas

Divulgação

O Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or, em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Harvard Medical School sediou na última sexta-feira (19/9) o BEL-G – Bariatric Endoscopy Live Global 2025, o maior encontro mundial sobre terapias endoscópicas bariátricas e metabólicas.
O evento, que está em sua sexta edição, reuniu especialistas de todos os continentes, contando com médicos especialistas e referências mundiais de mais de 50 países, como Estados Unidos, Índia, Espanha, Reino Unido, Japão, Tailândia, México e Egito. Durante a programação foram apresentados 32 casos ao vivo, sendo cinco procedimentos realizados diretamente no Centro Avançado de Endoscopia do São Luiz Itaim, uma das estruturas mais modernas da América Latina para diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais. O serviço, inaugurado em maio deste ano, combina tecnologia de ponta, inteligência artificial e um corpo clínico de referência para soluções menos invasivas e mais eficazes para condições complexas, como obesidade, tumores digestivos, distúrbios de motilidade e complicações pós-cirúrgicas. Com foco em técnicas menos invasivas e de rápida recuperação, o BEL-G abordou alternativas inovadoras contra a obesidade e doenças metabólicas, incluindo procedimentos bariátricos primários, revisionais e manejo de complicações pós-cirúrgicas. A edição deste ano contou com 26 centros de excelência e mais de 40 moderadores durante as sessões, que foram transmitidas em inglês, com tradução simultânea para português e espanhol, além de legendas em diversos idiomas. “Reunimos especialistas de todo o mundo em um ambiente de troca científica de altíssimo nível. Os conteúdos apresentados seguem disponíveis online, o que amplia o alcance do evento e permite que médicos e pacientes possam acessar esse conhecimento a qualquer momento”, afirma Prof. Diogo de Moura, médico endoscopista do São Luiz Itaim e um dos Coordenadores do encontro. Para o Prof. Eduardo G. H. de Moura, idealizador do projeto, "este é o maior evento online de endoscopia bariátrica no mundo, proporcionando o compartilhamento de conhecimentos de forma ética, demonstrando as indicações apropriadas, limitações e possíveis complicações", salienta.
Os interessados podem acessar as gravações e materiais do BEL-G de forma gratuita no site oficial: 
www.bariatricendoscopylive.com


9e2d63_20250930_S%C3%A3oLuizItaimF%C3%B3rum.jpeg

Prof. Diogo de Moura e o Prof. Eduardo G. H. de Moura durante realização do BEL-G. Divulgação.

 

Sobre a Rede D’Or Maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos.
Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): ENZO MOTA TRINDADE ZILIO
enzozilio45@gmail.com