Instalada comissão mista da medida provisória que isenta taxa de taxímetro

Proposta isenta a taxa por cinco anos e reforça a obrigatoriedade do uso do taxímetro em municípios com mais de 50 mil habitantes

Câmara dos Deputados
01/10/2025 21h30 - Atualizado há 4 horas

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Instalação e Eleição de Presidente e Vice-Presidente da Comissão. Dep. José Nelto (UNIÃO - GO) e Senador, Sérgio Petecão (PSD - AC)
Instalação e Eleição de Presidente e Vice-Presidente da Comissão. Dep. José Nelto (UNIÃO - GO) e Senador, Sérgio Petecão (PSD - AC)
José Nelto (E) e Sérgio Petecão foram eleitos nesta quarta

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e o deputado José Nelto (União-GO) foram eleitos, respectivamente, presidente e relator da comissão mista responsável por analisar a Medida Provisória (MP) 1305/25. Instalada nesta quarta-feira (1º), a comissão terá a tarefa de examinar a proposta do governo que isenta os taxistas da cobrança da taxa de verificação inicial e subsequente de taxímetros.

Editada em 14 de julho, a MP prevê que a isenção terá validade de cinco anos. O texto altera a lei que regulamenta a profissão de taxista para reforçar a obrigatoriedade do uso de taxímetro em municípios com mais de 50 mil habitantes, com verificação a cada dois anos pelo órgão metrológico competente. Caberá ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acompanhar os efeitos do benefício.

O relator da comissão, deputado José Nelto, disse que pretende ouvir representantes da categoria em audiências públicas e dialogar com o governo para construir um texto mais amplo.

"É preciso aprimorar e avançar para que eles possam continuar trabalhando, jamais poderemos tirar o direito de qualquer categoria de trabalhar. Nós queremos o melhor para os passageiros, que possam contar com taxistas que tenham a confiança do povo brasileiro e prestem um bom serviço", declarou.

O senador Sérgio Petecão ressaltou que a medida provisória poderá ser aprimorada com contribuições dos parlamentares e da sociedade. Para ele, a comissão tem a oportunidade de consolidar um texto que atenda às demandas do setor.

A MP 1.305/2025 será analisada pela comissão mista, que emitirá parecer a ser apreciado posteriormente pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1206568-instalada-comissao-mista-da-medida-provisoria-que-isenta-taxa-de-taximetro/

FONTE: https://www.camara.leg.br/noticias/1206568-instalada-comissao-mista-da-medida-provisoria-que-isenta-taxa-de-taximetro/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.