Cleilton Lima Rocha, Líder da Plataforma Tecnológica de IA do Instituto Atlântico, será um dos palestrantes do seminário Pilha de IA Nacional: Desafios para Autonomia Tecnológica e Soberania Digital, a ser realizado nos dias 1º e 2 de outubro, em Brasília, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Cleilton vai participar do painel "Como o Brasil pode atuar nas camadas superiores da Pilha de IA?" com especialistas da academia, do Governo do Brasil e do setor produtivo para discutir como o País pode avançar no desenvolvimento de uma Inteligência Artificial justa, soberana e orientada ao bem público, conforme previsto no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
O evento será gratuito e presencial, na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com transmissão on-line. Entre os objetivos estão mapear desafios, identificar oportunidades e propor recomendações que orientem o avanço do Brasil rumo a uma inteligência artificial soberana e orientada ao interesse público.
“É muito importante representar o Instituto Atlântico nesse evento, pois essa é uma discussão bastante relevante para o futuro do país, visto que a inteligência artificial faz parte e impacta o dia a dia de milhões de brasileiros, e o Atlântico, como ICT e Centro de Excelência em IA, precisa estar presentes em discussões como essa, para debater aspectos como infraestrutura, bibliotecas e serviços que compõem as camadas superiores da arquitetura e desenvolvimento de sistemas inteligentes de modo a termos uma utilização cada vez mais alinhada ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e uma IA cada vez mais democrática e acessível”, comentou Cleilton Lima Rocha, Líder da Plataforma de Inteligência Artificial do Instituto Atlântico.
Sobre o Atlântico O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2024, pelo sétimo ano consecutivo, conquistou posição de destaque no ranking do GPTW, alcançando o 2º lugar no Ceará e um trust index de 91. Saiba mais:
www.atlantico.com.br.