Qlik Open Lakehouse agora disponível a todos os negócios, oferecendo às empresas dados rápidos e prontos para IA no Apache Iceberg

Qlik Open Lakehouse inclui suporte ao Amazon Athena e acesso multi-engine, além de implementação na nuvem privada virtual (VPC) do cliente com otimização automática do Iceberg e qualidade e linhagem de dados integradas

Mariana Santos
30/09/2025 09h23 - Atualizado há 3 horas

A Qlik®, líder global em integração de dados, qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), anuncia a disponibilidade geral do Qlik Open Lakehouse, um serviço Apache Iceberg totalmente gerenciado no Qlik Talend Cloud® que oferece pipelines em tempo real, otimização automatizada do Iceberg e um verdadeiro acesso multi-engine, livre de dependência de um fornecedor específico. O resultado é uma base de dados pronta para IA que reduz o tempo e o custo entre os dados e a ação.
Implementado na própria conta de nuvem do cliente com o recurso "Traga Seu Próprio Processamento" (bring-your-own-compute - BYOC), o Qlik Open Lakehouse combina a ingestão de CDC (change data capture)  com a otimização automática do Iceberg e acesso multi-engine, para que as equipes possam usar as ferramentas com que já contam, incluindo Amazon Athena, Snowflake, Spark, Trino e Amazon SageMaker para aprendizado de máquina (ML). Na prévia de uso da solução, os clientes relataram consultas mais rápidas e custos de infraestrutura significativamente menores ao migrar cargas de trabalho de warehouses proprietários para tabelas Iceberg abertas e otimizadas.
“A IA fica estagnada quando os dados são lentos, fragmentados e caros”, diz Mike Capone, CEO da Qlik. “O Qlik Open Lakehouse corrige isso, oferecendo às equipes uma base em tempo real, baseada no Iceberg, que elas podem executar na nuvem de suas empresas em escala empresarial e realizar consultas com os mecanismos que já utilizam. Ele reúne desempenho, controle de custos e governança em um único movimento, para que as decisões sejam tomadas com mais rapidez e os modelos sejam aprimorados a cada dia.”


As novidades
- Disponibilidade geral do Qlik Open Lakehouse no Qlik Talend Cloud, implementado na nuvem privada virtual (VPC) do cliente com o recurso bring-your-own-compute para total segurança, desempenho e controle de custos.

- Acesso multi-engine desde o primeiro dia, incluindo suporte ao Amazon Athena, para que as equipes possam consultar tabelas Iceberg sem servidor, juntamente com o analytics da Qlik e outras ferramentas.

- Dados prontos para SageMaker armazenados em tabelas Iceberg governadas no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), facilitando que equipes que utilizam aprendizado de máquina acessem, preparem e treinem os modelos sem a necessidade de criar cópias de dados adicionais.

- Otimização automática do Iceberg para compactação, particionamento e manutenção de metadados, para melhorar o desempenho das consultas e reduzir o footprint de armazenamento.

- Pipelines de baixa latência de centenas de fontes usando CDC (change data capture), com qualidade de dados, linhagem, catalogação e observabilidade FinOps integradas.

- Qlik Analytics™ e IA com o motor da Qlik e automação do fluxo de trabalho, para que os insights possam desencadear ações em sistemas corporativos.

“A disponibilidade geral do Qlik Open Lakehouse traduz a estratégia de longo prazo da Qlik em uma realidade tangível para empresas que adotam formatos de tabela abertos”, diz Mike Leone, Analista Principal do Enterprise Strategy Group. “Sua capacidade de processar rapidamente grandes volumes de dados, otimizá-los em tempo real e trabalhar com diferentes ferramentas na nuvem resolve problemas comuns de dados desatualizados, lentos ou caros. Porque também conta com a robusta integração e governança de dados da Qlik, ele fornece uma plataforma sólida para IA e analytics que as equipes podem adotar sem precisar reconstruir completamente seus sistemas ou migrar para novas ferramentas.”

Por que é importante
O valor da IA ​​pode ser limitado pelos dados. O Qlik Open Lakehouse preenche essa lacuna, fornecendo às empresas bases de dados e analytics para IA: dados confiáveis, explicáveis ​​e atualizados em um formato aberto que qualquer mecanismo pode consultar. O resultado é uma tomada de decisão mais rápida, menor custo total e liberdade de escolha entre analytics e aprendizado de máquina. Na prévia, os clientes observaram um desempenho de consulta até cinco vezes mais rápido e um custo de infraestrutura até 50% menor, à medida que removeram cópias desnecessárias e ajustaram as tabelas Iceberg em escala.

Como funciona
- Aberta por design: os dados residem no Apache Iceberg, no armazenamento de objetos do cliente. As mesmas tabelas podem ser consultadas no Qlik, Amazon Athena, Snowflake, Spark, Trino e em serviços de aprendizado de máquina como o Amazon SageMaker.

- Tempo real por padrão: o CDC (change data capture) mantém as tabelas atualizadas. A otimização automática preserva o desempenho à medida que os dados aumentam.

- Governado e confiável: regras integradas de qualidade de dados, linhagem, catalogação e controles de acesso fornecem a garantia que a IA e as cargas de trabalho regulamentadas exigem.

- Desenvolvido para a ação: o motor e a automação da Qlik conectam insights ao fluxo de trabalho, para que as equipes não se limitem aos dashboards.

Disponibilidade
O Qlik Open Lakehouse já está disponível para clientes do Qlik Talend Cloud, incluindo suporte ao Amazon Athena. A integração com o SageMaker para treinamento de modelos e inferência em dados do Iceberg é suportada por meio de padrões já estabelecidos pela AWS. Atualizações adicionais do ecossistema estão previstas para o quarto trimestre de 2025.
Saiba mais e solicite uma demonstração na página do Qlik Open Lakehouse ou entre em contato com a Qlik para habilitar o Open Lakehouse no seu ambiente.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA MIRRHA SANTOS
[email protected]


FONTE: Qlik
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.