A força da comunicação humanizada como diferencial competitivo nas empresas

Traduzir o "juridiquês" em linguagem acessível fortalece cultura corporativa, engaja equipes e protege reputações

KAROL ROMAGNOLI
30/09/2025 02h04 - Atualizado há 4 horas

A força da comunicação humanizada como diferencial competitivo nas empresas
Banco de Imagens

No ambiente corporativo cada vez mais dinâmico, a comunicação deixou de ser apenas um recurso de gestão para se tornar fator estratégico. Para muitas empresas, essa visão tem sido aplicada até mesmo no departamento jurídico, onde clareza e humanização se tornaram pilares de cultura organizacional.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Caxias do Sul (UCS), empresas que adotam uma linguagem mais clara e próxima conseguem construir uma audiência mais conectada e engajada, indo além de estratégias de marketing para transformar a comunicação em parte da própria cultura corporativa.

No campo da comunicação interna, a prioridade é ainda mais evidente: 93% das empresas brasileiras afirmam que fortalecer a cultura organizacional e o orgulho do colaborador é um dos principais objetivos de suas ações de comunicação, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje.

No Grupo KSL, especialista em cobrança amigável, cobrança jurídica e serviços de contact center e relacionamento, o departamento jurídico é liderado por Francisco Rabello, mais conhecido como Dr. Fran. Além de sua atuação estratégica dentro da companhia, ele também se destaca nas redes sociais como influenciador em comunicação jurídica. “Produzir materiais acessíveis e bem-humorados para democratizar o direito ampliou minha capacidade de traduzir conceitos complexos em orientações claras. Essa prática fortalece a integração entre áreas e aproxima o jurídico das pessoas”, afirma.

Para Rabello, o papel do jurídico vai muito além da mitigação de riscos. “Quando uma empresa se comunica de forma empática e transparente, ela fortalece sua reputação e cria um ambiente de confiança. Isso impacta diretamente na performance e no engajamento das equipes”.

Na empresa, a integração entre conhecimento técnico e linguagem acessível tem gerado ganhos em eficiência e reduzido contingências. “A humanização do Direito não significa simplificação excessiva, mas sim transmitir clareza, respeito e coerência. É isso que garante previsibilidade e solidez nas relações de negócios”, esclarece Dr Fran.

Com essa abordagem, o Grupo KSL mostra como a comunicação humanizada pode ser um ativo estratégico para organizações que buscam não apenas resultados financeiros, mas também sustentabilidade de longo prazo.

 

Sobre a KSL

O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento, em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAROLINA CHRISTINA ROMAGNOLI
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.