IEE / Divulgação
Ano a ano, a Semana MOVE, do Sesc, incentiva a prática esportiva e a produção de hábitos saudáveis, com atividades gratuitas. Agora, em sua 13ª edição, não foi diferente. Com o tema Geração Movimento, realizou diversas ações em 43 unidades, desde o dia 22 e até este domingo (28), voltadas principalmente para as gerações Z e Alpha, em um convite para a redescoberta do prazer de se mover.
O Instituto Esporte e Educação (IEE) marcou presença, com crianças e jovens do Projeto Rede de Núcleos. Foram 4.194 alunos participando do evento, de diferentes núcleos, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com muitas atividades, de jogos a brincadeiras, ao longo dos dias do MOVE 2025.
Jogos educacionais, de tabuleiro, ginástica, voleibol, parkour, skate, brincadeiras de cultura popular, atletismo, futsal, pula corda, pega-pega, bolinha de gude e pega bastão estiveram entre as atividades dos núcleos participantes.
Circuito de habilidades motoras, jogos e brincadeiras em equipe foram algumas das ações realizadas. Houve, ainda, desafio de controle de bola com taco de golfe, teste de força, agilidade e velocidade, e corrida com balões, entre outros destaques.
Participaram alunos dos núcleos Capistrano de Abreu, Guarulhos, Itaim Paulista, Pindamonhangaba, São Sebastião, Cremilda Maria, Carapicuíba, Osasco, Jaguaré, São Luis, Campos Salles, Francisco Meirelles, Heliópolis, Princesa Isabel, Jacarepaguá e Rio de Janeiro.
"Foram momentos de muito movimento na Semana MOVE, com diversão e aprendizado, em parceria com o SESC, e a realização de diversas atividades com as crianças e jovens dos núcleos de São Paulo e do Rio", afirmou Celiane de Oliveira, coordenadora pedagógica do IEE.
O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Em 2024, o Projeto atendeu a 7.825 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.
O Projeto Rede de Núcleos conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, SHELL Brasil, Instituto Motiva, Novelis, Bank Of America, Cogna Educação, Aché, Comgás, Pfizer, Polimix, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]