Eficiência, segurança e sustentabilidade no para-brisa da frota

Palhetas automotivas de empresa catarinense oferecem até 20% de aumento no ciclo de vida, reduzindo custos e provocando menor impacto ambiental causados por veículos de carga pesada

CARLA BORGES LINS
29/09/2025 14h25 - Atualizado há 8 horas

Eficiência, segurança e sustentabilidade no para-brisa da frota
Divulgação Autoimpact

 

A durabilidade de componentes automotivos, muitas vezes, é vista apenas como questão de manutenção. No entanto, no caso das palhetas de para-brisa utilizadas em veículos pesados, esse fator pode representar um diferencial econômico e ambiental relevante. 

A menor frequência de trocas, por exemplo, reduz o custo de manutenção preventiva e corretiva, gera menor risco de danos ao para-brisa por falhas de limpeza ou da borracha da palheta e significa menos tempo dos veículos da frota parados, sem produzir.

Testes de campo conduzidos pela Autoimpact, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de palhetas automotivas para caminhões, ônibus, tratores, colheitadeiras e máquinas da construção civil, apontaram que seus produtos podem alcançar até 20% mais vida útil em comparação às convencionais.

“Em uma frota de caminhões e colheitadeiras, por exemplo, a simples extensão no ciclo de vida das palhetas gera economia direta para as empresas e um impacto real no retorno do investimento nessas operações”, explica o CEO da Autoimpact, Leonardo Salomé.

Esse desempenho é possível graças ao uso de borrachas de alta resistência combinadas a diversos tratamentos, como o politetrafluoretileno, tecnologia que reduz o atrito com o vidro, evita ressecamento e mantém a eficiência da limpeza mesmo em ambientes extremos de poeira, lama, calor e chuva intensa.

Visibilidade e segurança

Além de gerar economia, a eficiência da limpeza garante visibilidade constante e clara, essencial para a segurança de motoristas e operadores. Em ambientes de poeira, lama ou chuva intensa, a performance das palhetas influencia diretamente na prevenção de acidentes, protegendo vidas no campo, na estrada e no canteiro de obras.

“Dependendo das atividades realizadas com máquinas e equipamentos pesados, a dificuldade de visibilidade pode gerar sérios riscos de acidentes, tanto para o operador quanto para trabalhadores envolvidos no processo de trabalho, tais como colisões, atropelamentos, esmagamentos, tombamentos, explica Guilherme Espíndola, professor do curso de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

 

“As consequências das más condições de visibilidade podem causar desde danos materiais e perda de tempo (necessidade de retrabalho) a lesões graves e irreversíveis aos trabalhadores, até acidentes fatais”, acrescenta.

Cobertura e adaptação às necessidades do setor

Com um catálogo de mais de 600 aplicações para veículos pesados, a Autoimpact atende praticamente toda a frota nacional e importada, cobrindo setores de transporte rodoviário, construção civil, mineração e agronegócio. A linha foi desenvolvida em parceria com grandes frotistas, o que garantiu ajustes práticos às demandas de campo e compatibilidade com veículos de diferentes categorias.

A empresa também se destaca ao adotar o formato de venda por unidade, que simplifica a reposição, reduz estoques nos pontos de venda e facilita a manutenção de frotas.

Sustentabilidade aliada à eficiência

A durabilidade ampliada tem reflexos além da economia: menos substituições significam menor volume de descarte e menor consumo de recursos naturais. Em operações de larga escala, como transportadoras e operações agrícolas, essa redução representa um impacto ambiental significativo. 

Certificações e padrão de montadora

As palhetas Autoimpact seguem padrões de qualidade homologados por montadoras e contam com certificações internacionais como IATF 16949 e ISO 9001. Além disso, passam por testes rigorosos simulando as condições mais exigentes do transporte pesado.

Entre as três maiores

Em um mercado historicamente dominado por multinacionais, a Autoimpact, vem conquistando espaço e se consolidando como uma das principais forças do setor automotivo e alcançou a impressionante marca de estar entre as três maiores fornecedoras do país, competindo com as multinacionais Bosch e Dyna. 

A especialização no setor e o investimento em qualidade e tecnologia fizeram o faturamento da empresa aumentar em 80% desde 2022.

Sobre a Autoimpact

Fundada há 17 anos, a Autoimpact está instalada na Grande Florianópolis e possui a maior linha de limpadores de para-brisa da América do Sul, atendendo 99% da frota nacional e importada de veículos. Hoje é um dos maiores fabricantes de palhetas automotivas do Brasil.

Com mais de 4 mil aplicações catalogadas, uma única palheta pode atender vários modelos de carros, mantendo a originalidade. A marca é homologada pelos franqueados JetOil da Ipiranga, Lubrax+ da Petrobras e da rede de postos Siga Bem, e está presente em diversos pontos de venda em todo o Brasil.  Os produtos são certificados com ISO/TS 16949 e ISO 9001, motivo pelo qual apresenta um alto nível de qualidade e o produto está presente em diversas concessionárias pelo país. O nível de expertise da Autoimpact também está presente na linha de carga pesada, atendendo ônibus, caminhões e, ainda, máquinas agrícolas e da construção civil. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Carla Borges Lins
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.