O Grupo Lance!, uma das principais lideranças em conteúdo esportivo no Brasil, anuncia seu apoio ao lado da Sotreq e UNIFESP no lançamento do Accessercise, o primeiro aplicativo fitness do mundo desenvolvido especialmente para pessoas com deficiência - neste primeiro momento está disponível apenas para Android e em breve para IOS. Criado no Reino Unido pelo ex-atleta paralímpico Ali Jawad e trazido ao país pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).
Idealizado pelo ex-atleta paralímpico Ali Jawad, o Accessercise surgiu da vivência direta dos desafios enfrentados por pessoas com deficiência no esporte de alto rendimento. Ao longo de sua carreira, Jawad percebeu a falta de ferramentas acessíveis e inclusivas no universo fitness e transformou essa lacuna em motivação para construir uma solução pioneira voltada ao bem-estar e à autonomia de PcDs.
“O Accessercise nasceu da minha jornada como atleta paralímpico, onde vivi em primeira mão as barreiras e a falta de recursos acessíveis no mundo fitness. Criar este aplicativo é a realização de um sonho: uma plataforma feita por e para pessoas com deficiência, promovendo autonomia, saúde e pertencimento. O Brasil ocupa um lugar muito especial no meu coração — não apenas como um país apaixonado por esporte e líder global no movimento paralímpico, mas também como o lugar onde conquistei minha medalha paralímpica em 2016. Ver agora o Accessercise ganhando força aqui é algo profundamente significativo", diz Ali Jawad, criador do aplicativo.
Para o Lance!, apoiar esta novidade reforça o compromisso com a inclusão no esporte e contribui para que essa iniciativa chegue cada vez mais longe: “O Accessercise é uma ferramenta inovadora que vai transformar a forma como PcDs interagem com o mundo fitness, oferecendo acessibilidade real e oportunidades de integração. Queremos cada vez mais contar histórias como essas, que geram impactos positivos na sociedade”, conclui Guilherme Guimarães, Sócio do Lance!.
Raquel Marques, gerente de Responsabilidade Social da Sotreq, corrobora: “Acreditamos que a inclusão só acontece quando unimos forças. Ao lado do Ministério do Esporte, Grupo Lance!, da UNIFESP e de uma instituição como a ANDE, conseguimos trazer para o Brasil uma solução inovadora. O Accessercise vai além de apenas um aplicativo, é uma oportunidade de ampliar a autonomia de pessoas com deficiência e promover acessibilidade e inclusão no esporte e no dia a dia”.
O app reúne videoaulas adaptadas, um hub social para interação entre usuários e um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias, praças e outros espaços para prática esportiva. Ao contrário do que acontece em outros países da Europa, onde alguns recursos são pagos, no Brasil o app terá sua versão totalmente gratuita, graças ao apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Segundo dados do IBGE, no Brasil, existem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que muitas vezes não são incluídos por várias empresas. Além da dificuldade para acessar o mercado de trabalho, elas também enfrentam diferentes barreiras para acessar o esporte. Com isso, a plataforma surge como uma iniciativa inédita para democratizar o bem-estar e ampliar oportunidades de inclusão.
A ANDE, também reforça a importância da iniciativa. “Para nós, o lançamento do Accessercise no Brasil representa um marco. É mais do que tecnologia: é uma ferramenta social que pode mudar realidades, permitir que PcDs de diferentes regiões do país encontrem recursos de acessibilidade e se conectem por meio do esporte”, ressalta Erinaldo Chagas, presidente da ANDE. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Natascha Roman Padilha
[email protected]