A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) participou como apoiadora institucional da 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada de 16 a 19 de setembro no Nikkey Palace Hotel, em São Paulo. Na quinta-feira (18), a FuMTran esteve representada por seu diretor, Eduardo Jacsenis, no Painel Memória Ferroviária. A atividade teve como objetivo destacar a importância da preservação da história e do patrimônio ferroviário nacional, ressaltando como o resgate da memória é fundamental para orientar o futuro da mobilidade.
Durante a apresentação, Jacsenis reforçou o papel da FuMTran como guardiã da memória ferroviária, realizando projetos e ações que buscam preservar documentos, relatos, objetos e registros históricos relacionados ao setor. “O propósito essencial da FuMTran é preservar e divulgar a memória do transporte, inclusive do modal ferroviário. Por isso, fazer parte do painel que discute esse tema, num evento tão relevante e organizado pela AEAMESP, só fortalece o compromisso da Fundação”, afirmou o diretor.
A participação da FuMTran aconteceu por meio de convite da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), promotora do encontro, a partir da indicação da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), parceira da Fundação.
Reconhecida como uma das principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento do transporte sobre trilhos no Brasil, a Semana de Tecnologia Metroferroviária reuniu centenas de profissionais, especialistas, empresas, entidades e autoridades do setor. Ao longo de quatro dias, foram promovidos debates técnicos, apresentações de cases de inovação, painéis temáticos, exposições e a entrega do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, que valoriza iniciativas que contribuem para a evolução da mobilidade urbana no país.
Antonio Luiz Leite, presidente da FuMTran, destaca a importância da presença de representantes da Fundação no evento. “Reafirmamos nossa responsabilidade com a promoção do conhecimento técnico, o incentivo à troca de experiências e a valorização da ferrovia como parte essencial da infraestrutura nacional. É muito importante para fortalecermos o diálogo entre agentes do setor e contribuir para o de transporte brasileiro”, conclui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS JOSÉ DE SOUZA JUNIOR
[email protected]