Vinhos e comidas leves na primavera ganham sabor com a harmonização

Espumantes, vinhos brancos e rosé permitem combinações em pratos que levam frutas, peixes e outros ingredientes que trazem frescor aos dias quentes da estação

MXP COMUNICAÇÃO
24/09/2025 11h27 - Atualizado há 2 horas

Vinhos e comidas leves na primavera ganham sabor com a harmonização
Divulgação

A chegada da primavera traz frescor e leveza ao repertório culinário brasileiro. Saem de cena os molhos untuosos, os pratos muito condimentados para dar lugar a receitas mais palatáveis e ajustadas aos dias e noites quentes da estação. Como acompanhamentos, os vinhos seguem em posição de honra nas mesas. Porém, como observa Fernando Simões, sommelier da WS Wine, é preciso atenção às estratégias de harmonização, que colaboram para realçar o sabor dos pratos e valorizar experiências gastronômicas.

O panorama climático previsto para a primavera será diferente nas diversas regiões do Brasil. Mas um fator estará presente de Norte a Sul do País: o calor. Essa condição influencia decisivamente o paladar, agora mais propenso a experimentar comidas leves.

Desde a entrada, passando pelo prato principal até a sobremesa, o cardápio ganha com a harmonização adequada. Neste sentido, espumantes e os vinhos brancos e rosé, segundo o sommelier Fernando Simões, são bastante indicados.

Na organização do Wine Dinner no Domuus, restaurante especializado em cozinha contemporânea em Campinas (SP), Simões concebe combinações que valorizam sabores de pratos com ingredientes frescos, como frutas e peixes.

No welcome drink, o sommelier da WS Wine, empresa do Grupo Lush, aposta na refrescância do clericot. Para o drinque, Simões seleciona o vinho chileno Creación Chardonnay, adicionando água com gás, maçã verde, licor cointreau e pétalas de rosa, “para tornar a bebida bem leve”.

Como entrada, o menu destaca duas opções, crudo de atum com melancia e flor de abóbora recheada com mix de cogumelos e empanada com farinha panko ao molho gruyère, que Simões harmoniza com o Creación Brut. “O espumante combina com o peixe e também com a fritura de flor de abóbora”, diz.

Como primeiro prato, as opções são duo raviolli, de camarão e de polvo, camarão ao champanhe e polvo ao romanesco. Para essas opções, o sommelier seleciona o Creación Rosé e o Pinot Grigio. “O Pinot Grigio, especialmente, é um vinho muito gostoso para os dias quentes”, recomenda.

Mais encorpados, o Creación Chardonnay Reserva e o Cabernet Sauvignon Reserva harmonizam-se com o segundo prato: risoto de aspargos e haddock ao tarê com toque roti.

Para a sobremesa, o confiture de morango com sorvete de flor de laranjeira ao mel e amêndoas laminadas tem o sabor realçado pelo Creación Moscatel. “Esse vinho é produzido com uvas originárias da cidade egípcia de Alexandria, que têm doçura mais equilibrada do que costumamos encontrar em vinhos moscatel tradicionais.”

De acordo com Shyrly Cristofoletti, CEO do Grupo Lush, que agrega o restaurante Domuus, a harmonização é tendência que vem atravessando as estações no Brasil. Na casa que tem uma das maiores adegas suspensas de Campinas, “essa experiência acrescenta gratas surpresas ao paladar de um público cada vez mais interessado em descobrir sabores combinados com um bom vinho”, conclui.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIKO DA CUNHA MAGALHAES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.