Em celebração pelos seus 34 anos de fundação, Doutores da Alegria lança o livro ‘Coletânea Conta Causos’,
 dia 28 de setembro, na Livraria da Vila, em São Paulo (SP)

Organizada por Arílson Lopes e Luciano Pontes, obra reúne histórias vivenciadas pelos artistas do elenco da organização que atuam nos hospitais públicos do Recife (PE)

LúCIO NUNES
23/09/2025 13h09 - Atualizado há 5 horas

Em celebração pelos seus 34 anos de fundação, Doutores da Alegria lança o livro ‘Coletânea Conta Causos’,

Divulgação

Em comemoração aos seus 34 anos de fundação, a Associação Doutores da Alegria está lançando o livro de contos Coletânea Conta Causos, reunindo textos inspirados em histórias reais dos encontros entre palhaços e crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde no Recife (PE).

Para marcar a ocasião, Doutores realiza um evento em São Paulo (SP) no próximo domingo, 28 de setembro, às 15h, na Livraria Da Vila (R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena), com a participação de artistas do grupo. Cada exemplar será vendido ao valor de R$ 63 e parte da arrecadação será destinada a manter o trabalho da organização nos hospitais.

A obra foi organizada pelo coordenador artístico do grupo na capital pernambucana, Arilson Lopes e pelo diretor de formação da Associação, Luciano Pontes. As ilustrações são da artista visual recifense Simone Mendes.

Em suas páginas, traz um olhar sobre a experiência do palhaço diante da criança no ambiente hospitalar, mostrando como os artistas contemplam o lado saudável dos pequenos pacientes a partir de seu universo lúdico. Ao mesmo tempo, aproxima os leitores do dia a dia do programa de visitas que atende unidades de saúde não só da capital pernambucana, como também de São Paulo (SP) e no estado do Rio de Janeiro.

“A coletânea é uma forma de ampliar a visibilidade do nosso trabalho, compartilhando a nossa atuação nos hospitais com pessoas que não necessariamente vão passar pela experiência de acompanhar um atendimento dos Doutores da Alegria”, resume Arilson Lopes. Para Luciano Pontes, a obra também é uma oportunidade de reflexão para os artistas diante de um dos principais questionamentos recebidos pelos artistas em seu dia a dia de trabalho: “Sempre nos perguntam como nós, artistas, lidamos com as questões delicadas relacionadas ao hospital, como doença e morte. Em cada conto, os palhaços tiveram a oportunidade de responder esse questionamento de maneira poética”, complementa.

Uma versão da publicação com acessibilidade em libras e audiodescrição também está disponível no link https://contacausos.doutoresdaalegria.org.br/.
 

Sobre Doutores da Alegria

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em 13 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Mais informações em: www.doutoresdaalegria.org.br

 

SERVIÇO

DOUTORES DA ALEGRIA
LANÇAMENTO “COLETÂNEA CONTA CAUSOS”

Domingo, 28 de setembro de 2025, 15h
Local: Livraria da Vila
R. Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo (SP)
Preço: R$ 63


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.