Principal Tratado de Nutrologia do país ganha 4ª edição com capítulos inéditos e avanços em farmacoterapia da obesidade

O livro é a principal referência da especialidade no Brasil, reunindo ciência atualizada e prática clínica, sendo indispensável para médicos e profissionais da saúde que buscam aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas mais dinâmicas da medicina.

Edna Vairoletti
23/09/2025 14h00 - Atualizado há 3 horas

Principal Tratado de Nutrologia do país ganha 4ª edição com capítulos inéditos e avanços em farmacoterapia da
Divulgação
A 4ª edição do Tratado de Nutrologia será lançada esta semana, dia 26, durante o XXIX Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece em São Paulo.
A obra – da Editora Manole – é hoje a principal referência da especialidade no Brasil, reunindo ciência atualizada e prática clínica, sendo indispensável para médicos e profissionais da saúde que buscam aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas mais dinâmicas da medicina.XXIX Congresso Brasileiro de Nutrologia


Seus editores – Prof. Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (EUA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e palestrante do CBN 2025 - e Dra. Aline Rodrigues Zanetta, médica nutróloga e membro do Comitê Científico da ABRAN – somaram suas expertises para reunir e organizar conceitos fundamentais e avanços da Nutrologia.

O livro conta com a colaboração de dezenas de especialistas e traz, como novidade, a inclusão de 11 capítulos inéditos, abordando temas atuais como: Nutrigenômica e Medicina de Precisão, Saúde Mental, Lipedema, Longevidade, Jejum Intermitente, Nutrodermatologia, Nutrologia Aplicada à Cirurgia Plástica, Modulação Intestinal, Microbiota Intestinal e Obesidade, Oncologia e Doenças Autoimunes.

Apresenta, também, atualizações abrangentes em áreas-chave, com destaque para o tratamento farmacológico da obesidade. Essa seção reflete as pesquisas e descobertas recentes no uso de medicamentos, incluindo os agonistas de GLP-1 (como liraglutida e semaglutida), a tirzepatida (agonista duplo GLP-1/GIP) e fármacos em desenvolvimento, como os orais, que têm transformado as expectativas de eficácia no manejo da obesidade.

“O enfoque em novos agentes farmacoterápicos antiobesidade está em evidência e mereceu uma abordagem robusta nesta edição, que está mais completa, com os capítulos inéditos e a atualização dos anteriores, inclusive com as referências bibliográficas, tornando-se uma obra de suma relevância para os profissionais que atuam na área”, destaca o Prof. Dr. Durval Ribas Filho.

“Os leitores encontrarão ainda comparativos de eficácia, indicações, benefícios metabólicos adicionais e as perspectivas futuras da farmacoterapia, com enfoque em terapias combinadas e medicina de precisão”, completa a Dra. Aline Zanetta.

A linguagem é acessível, com base científica e orientação prática, e pode ser uma importante ferramenta de apoio nas condutas clínicas a favor do bem-estar e da qualidade de vida dos pacientes.

Disponível em breve na Amazon e na Manole.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDNA APARECIDA VAIROLETTI
[email protected]


FONTE: www.vspresscomunicacao.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.