Um novo sabor no Café Nice

Tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira inicia novo capítulo

CDL/BH - ASSESSORIA DE IMPRENSA
24/09/2025 18h08 - Atualizado há 7 horas

Um novo sabor no Café Nice
Divulgação Café Nice

Após 86 anos de história, o tradicional Café Nice reabriu, no dia 23, e as portas de forma renovada e com uma proposta ampliada: ser mais que um ponto de conveniência e se tornar um local de destino turístico de Belo Horizonte.

Com o patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Gerdau, apoios do Banco Mercantil e Gabriel Azevedo, e financiamento coletivo que contou com a contribuição de centenas de pessoas, o espaço passou por um processo de revitalização cuidadoso, onde foram preservados os elementos originais como os azulejos históricos e o icônico balcão, e, ao mesmo tempo, promoveu ajustes para valorizar a experiência do público como a instalação de bancos, criação de produtos personalizados, painel de fotos históricas, nova fachada com melhor identificação do café, novo cardápio luminoso, expositor de souvenirs e placas comemorativas. Também foram realizadas intervenções funcionais como manutenção de sistema elétrico, aquisição e reforma de maquinário, mobiliário e treinamento de equipe. 

Segundo Rafael Quick, coordenador do projeto por meio da Oficina Paraíso, a reforma impacta não apenas um café, mas um espaço de pertencimento dos belo-horizontinos. “O Nice é um ponto de encontro de vida pulsante. Um lugar onde vamos querer estar, revisitar, celebrar. Manter a essência é um compromisso inegociável. Os significados do Nice estão nas paredes, nas fotos antigas, no balcão tradicional e até nos aromas que atravessam gerações”, destaca. 

Renascimento do Centro de BH

O novo momento do Café Nice dialoga com uma importante fase vivida pelo Hipercentro da capital mineira, a revitalização. Com antigos espaços sendo recuperados e ocupados com novas propostas, a recuperação do café endossa a proposta de transformar a região em um local de comércio pujante. 

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o renascimento do Café Nice mostra que o Centro continua vivo e com um grande potencial a ser explorado. “Cada espaço que é revitalizado e volta a ser frequentado pela população,  reafirma nossa convicção de que o Hipercentro pode ser novamente um polo de convivência, cultura e negócios. A CDL/BH acredita que investir no coração da cidade é investir na história, no presente e no futuro de Belo Horizonte”, destaca.

Na percepção do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, a reinauguração do Nice revela a potencialidade do Centro em se atualizar, bem como transformar espaços em memórias históricas. “A sua reabertura mostra que o Centro pode, sim, se reinventar sem perder sua identidade. Para a Gerdau, que nasceu em Minas e tem um compromisso profundo com a cidade, apoiar iniciativas como essa é uma forma de valorizar a história e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro, construindo espaços mais vivos, integradores e abertos para todos.”

A gerente de Comunicação e Marketing do Banco Mercantil, Brunna Lopes, destaca que o novo Nice poderá trazer novas histórias para a região central. “O Café Nice é um patrimônio afetivo e cultural de Belo Horizonte, e sua revitalização representa não só a preservação da história, mas também novas oportunidades para o centro da cidade. Para o Mercantil, apoiar essa retomada é reafirmar nosso compromisso em estar ao lado de empreendimentos que fortalecem a economia, a cultura e a identidade das comunidades onde atuamos. Estamos muito felizes em contribuir para que este ícone continue fazendo parte da vida dos belo-horizontinos e de futuras gerações.”

Para Gabriel Azevedo, o Café Nice é mais que um balcão histórico: é memória coletiva e política de Belo Horizonte. “Contribuir para sua requalificação prova que tradição e futuro podem dialogar, reocupando o Centro e abrindo novos caminhos para o crescimento da cidade e de Minas Gerais. Ver essas portas abertas enche meu coração de belo-horizontinice”, celebra. 

Clássicos eternos e novos sabores

O cardápio do Café Nice compõe sua trajetória afetiva. Nesta nova fase,  o público encontrará os clássicos que marcaram gerações,  como o café coado no pano, o creme de maizena com ameixa, o pão de queijo e o frapê de coco. Contudo, a tradição também abre espaço para as novidades: três coquetéis alcoólicos autorais e assinados por Albert Coelho, renomado bartender de Belo Horizonte. Os sabores que celebram a nova fase são ameixa em calda, batidinha de coco e longdrink com café. 

Além do balcão

O processo de revitalização e recuperação do Café Nice ultrapassa o aspecto visual, cardápio e atendimento e mergulha na gestão do espaço. Para que os reflexos da nova fase sejam sustentáveis e, de fato, permitam que o espaço permaneça em funcionamento, uma série de ações serão realizadas ao longo dos próximos meses. 

A primeira ação contempla a venda de souvenirs e produtos com a marca Café Nice, dentre eles xícaras personalizadas, bonés, camisas, chaveiros, bolsas e cafés. 

“A proposta é que o frequentador assíduo e os turistas levem a experiência do Café Nice para casa. Essa comercialização de produtos personalizados permite a ampliação das vendas e do tíquete médio, favorecendo a saúde do caixa”, destaca o presidente da CDL/BH. 

“Ao longo dos próximos meses, serão realizadas consultorias de gestão de negócios, validação do reposicionamento de marca e avaliação de uma ampliação do horário e dias de funcionamento. Um conjunto de ações estratégicas capazes de reposicionar o Café Nice, consolidando o local como um destino imperdível para turistas e moradores de Belo Horizonte, garantindo sua continuidade como negócio”, afirma Rafael Quick. 

História preservada

Para os proprietários do Café Nice, os irmãos Renato e Tadeu Caldeira, a revitalização do espaço vai além dos negócios. “Essa transformação resgata e preserva a história de vida de uma família que, há décadas, se dedicou a oferecer ao belo-horizontino um local de bom papo e boa comida”, afirma Renato. 

Para Tadeu, o novo-velho Nice, além de contar a história da cidade e seus acontecimentos, terá como missão mostrar às novas gerações a força do coletivo na preservação de histórias. “A união dos patrocinadores e apoiadores foi fundamental para que a história não se perca. O Café Nice ajudou a contar a narrativa de Belo Horizonte e é isso que queremos mostrar aos futuros frequentadores: o coletivo salvou a nossa história e ela será preservada para o futuro ``,  conclui. 

Serviço

O Café Nice fica localizado na Praça Sete, na avenida Afonso Pena, 727. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. E, aos sábados, das 8h  às 13h.  

 


 

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MARIA CRISTINA GOMES REIS
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FONTE: www.cdlbh.com.br
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