Paço das Artes abre chamamento para exposição coletiva de artistas independentes

“Auê de Parede” selecionará trabalhos que representam e fortalecem a produção autoral contemporânea

Diego Andrade
24/09/2025 16h46 - Atualizado há 4 horas

Paço das Artes abre chamamento para exposição coletiva de artistas independentes
Divulgação/Paço das Artes
No ano em que completa 55 anos de atividades, o Paço das Artes, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, continua a celebração da data com um chamamento relâmpago para artistas interessados em participar de uma exposição coletiva no espaço expositivo da instituição. As inscrições começam no dia 26 de setembro e vão até o dia 03 de outubro. Intitulado “Auê de Parede”, a ideia do projeto é promover diálogos com diferentes vozes e práticas, valorizando a produção autoral contemporânea e fortalecendo a experiência coletiva numa estrutura institucional sem hierarquias.   

O Paço das Artes é um importante espaço para a nova cena da arte contemporânea brasileira, valorizando a qualidade, a pluralidade e a especificidade das produções artísticas e curatoriais emergentes, atento às diversidades de identidades e territórios e suas contribuições críticas.

Considerando a festividade de aniversário da instituição, a proposta é expor, em especial, obras que celebrem o encontro e a vida de modo amplo e irrestrito. 

A participação é aberta a artistas maiores de 18 anos que não tenham representação comercial em galeria, e cada artista pode inscrever apenas um trabalho bidimensional ou tridimensional de parede, com dimensão máxima de 1m x 1m. O regulamento completo pode ser conferido neste link, e abaixo estão descritas as datas de todo o processo, desde a abertura das inscrições até a retirada dos trabalhos após o encerramento da exposição.
 
Inscrições: a partir das 11h de 26/09/2025 até as 23h59 de 03/10/2025
Resultado da seleção: até 07/10/2025 (o contato será feito por e-mail).
Entrega dos trabalhos: 09 a 11/10/2025, das 10h às 18h
Abertura da exposição: 17/10/2025, das 17h às 21h
Encerramento da exposição: 23/11/2025
Retirada dos trabalhos: 26 a 29/11/2025

A criação da identidade visual e o projeto gráfico do “Auê de Parede!” é da designer Nina Lins, bacharela em Artes Visuais pela ECA-USP, artista e diretora de arte da revista celeste. Trabalha com instalações, zines e outras produções gráficas, partindo da cópia e do desgaste de imagens mercantilizadas. Participa do grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado pela artista e professora Dora Longo Bahia, e do projeto Firma Gráfica. Em 2021, foi indicada ao Prêmio Pipa. Em 2024, realizou, no Museu Paranaense, a exposição “Vênus de Milo (Souvenir)”. Participou de exposições coletivas no Centro Universitário Maria Antônia (SP), Centro Cultural da Diversidade (SP), no Instituto Inclusartiz (RJ), na Saenger Galería (Cidade do México), entre outros. Ministra cursos e oficinas gráficas, entre eles Gráfica de Fanzine, no Sesc Pompeia (2025); Souvenir Gráfico, no Museu Paranaense (2024) e no Sesc Pompeia (2025); e Gráfica Fluvial, na residência Arte Celeste – revista celeste (2025), entre outros.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Paço das Artes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O Paço das Artes tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Diego Andrade de Santana
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.