Atleta Arthur Busin do Clube Esperia.
Salto no Rio Tietê em 15/11/1927
Em novembro de 1899, o Clube Esperia, um dos mais tradicionais da capital paulista, era fundado às margens do Rio Tietê. Desde então, a história do rio mais famoso de São Paulo e do Clube seguiu entrelaçada. No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia do Rio Tietê e no Esperia a data é celebrada com muita alegria.
“Dois fatos históricos curiosos: o Esperia foi originalmente fundado à margem esquerda do Rio Tietê. Em 1903 o Clube mudou sua sede para a margem direita do Rio, local que ocupa até hoje. O Clube também teve seu nome alterado, em 1942 passou a se chamar Associação Desportiva Floresta, por conta da 2ª Guerra Mundial, e em 1965 voltou a se chamar Esperia”, conta o historiador do Departamento de Arquivo Histórico do Clube Esperia, André Bertin.
Na época de sua fundação o Esperia não tinha piscina, sendo assim, era o Rio Tietê o palco das competições de nado e regatas. As margens do rio famílias se reuniam para assistir às competições, fazer piqueniques e é claro, nadar no então límpido rio.
Na década de 50, o associado do Clube Esperia, Vital Costa, integrava a equipe de Remo. “Tenho tantas boas lembranças dessa época. Momentos especiais que vivi tanto como atleta, como ao lado dos meus familiares desfrutando de momentos de lazer às margens do Rio. Hoje conto as histórias para meus netos e eles têm dificuldade de acreditar”, diz Vital.
O Esperia foi pioneiro na realização de regatas no Tietê e possui em seu Arquivo Histórico um grande acervo de imagens raras, troféus, medalhas, documentos, jornais e revistas da época.
“O Rio Tietê representa muito mais do que um cenário da nossa história: ele é símbolo de identidade, memória e afeto para todos que fazem parte do Esperia. Temos orgulho em preservar esse legado e em manter vivas as lembranças de um tempo em que o rio foi sinônimo de encontros, descobertas e momentos inesquecíveis. Comemorar o Dia do Rio Tietê é, para nós, celebrar a força das tradições, o valor da preservação e a responsabilidade de transmitir às próximas gerações o respeito e o carinho por esse patrimônio de São Paulo”, finaliza Osvaldo Arvate Junior, presidente do Clube Esperia.
Equipe de Remo do Esperia, Vital Costa em destaque com a camiseta do Clube
Foto: Arquivo Histórico do Clube Esperia
Evento da Despedida do Rio em 1972
Foto: Arquivo Histórico do Clube Esperia
Programa da regata de 1972
Foto: Arquivo Histórico do Clube Esperia
Sobre o Clube Esperia
O Clube Esperia é um dos mais tradicionais espaços esportivos e sociais de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, esteve diretamente ligado ao desenvolvimento do remo, da natação, do polo aquático e de diversas outras modalidades que encontraram no rio o seu primeiro palco. Mais do que um centro esportivo, o Esperia consolidou-se como ponto de encontro da comunidade paulistana, promovendo lazer, cultura e integração familiar. Guardião de um importante acervo histórico, o clube preserva relíquias que testemunham décadas da relação da cidade com o Tietê, reafirmando sua vocação para manter viva a memória esportiva e cultural de São Paulo. Hoje, segue como referência não apenas pela sua tradição centenária, mas também por sua contribuição contínua ao esporte e à sociedade.
Informações à Imprensa
Promenade Comunicação
Renata Garcia Bernardes
Tel: (11) 4508-8436
WhatsApp: (11) 98326-8408
Larissa Aragão
Tel: (11) 4508-8436
WhatsApp: (11) 97053-4874
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriela Santos de Oliveira
[email protected]