Colégio Santo Agostinho reúne estudantes para debater saúde mental, combate às drogas e mudanças climáticas

A Simulação Institucional Agostiniana Integrada, que será realizada neste sábado (20), contará com mais de 150 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das cinco unidades para protagonizar debates sobre temas globais e atuais.

LORRAINE SOUZA - INTERFACE COMUNICAçãO
19/09/2025 11h38 - Atualizado há 2 horas

Colégio Santo Agostinho reúne estudantes para debater saúde mental, combate às drogas e mudanças climáticas
Divulgação
 

No próximo sábado, o Colégio Santo Agostinho Contagem será o centro de discussões sobre temas de relevância global com a realização da segunda edição da Simulação Institucional Agostiniana Integrada (SIAI). O evento contará com quase 150 alunos de quatro unidades do colégio – Belo Horizonte, Gutierrez, Nova Lima e Contagem e da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), também pertencente à Rede Lius Agostinianos, em uma experiência que une aprendizado, pensamento crítico e protagonismo juvenil.

Criada para integrar os alunos das diversas Unidades e oferecer uma vivência que ultrapassa os limites da sala de aula, a SIAI tem como foco o desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do século XXI. Segundo Márcio Rocha, professor de Geografia e um dos organizadores do evento, a simulação é uma oportunidade única para os alunos se aprofundarem em questões urgentes e complexas. “Criamos um espaço para que os estudantes debatam temas como mudanças climáticas, saúde mental e combate às drogas, desenvolvendo habilidades que os preparam para liderar e transformar a sociedade”, afirma.

A primeira edição, em 2024, realizada na unidade Nova Lima, foi um marco para o projeto, demonstrando a viabilidade da integração entre as unidades e apontando melhorias para a organização atual. “Entre os aprendizados, destacaram-se a importância de aperfeiçoar a logística e a dinâmica dos debates, garantindo uma experiência ainda mais enriquecedora para os participantes”, conta Márcio.

Temas urgentes e seleção criteriosa

Os cerca de 150 alunos participantes foram escolhidos com base em critérios como desempenho acadêmico, engajamento em atividades extracurriculares e habilidades como oratória e capacidade de pesquisa. Os temas selecionados para esta edição – “Guerra às Drogas” (Congresso Nacional), “Saúde mental como prioridade global” (OMS) e “Mudanças climáticas” (COP30) – refletem a urgência de questões que impactam diretamente o presente e o futuro da sociedade.

“A escolha dos temas contou com a participação ativa dos estudantes, reforçando o compromisso da SIAI em promover a conscientização, a empatia e a preparação para a cidadania”, explica o professor. Durante o evento, os alunos serão desafiados a representar diferentes países ou instituições, pesquisando e defendendo posições, negociando soluções conjuntas e analisando criticamente os problemas apresentados.

A escolha da unidade Contagem para sediar a segunda edição da SIAI segue o critério de rotação entre as unidades da rede, reforçando o caráter integrador da iniciativa. Com experiência em simulações internas desde 2011, por meio da Simulação Interna Agostiniana de Contagem (SIAC), a unidade já possui uma estrutura consolidada para receber o evento.

A dinâmica da SIAI segue o modelo das simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), com abertura, sessões de comitês, negociações e encerramento. O cronograma do inclui uma abertura com a palestra do Frei Paulo Cintra, que integra a Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil - responsável pela mantenedora do Colégio Santo Agostinho, seguida pelas boas-vindas da diretora da unidade Aparecida Debona. Na sequência, os alunos participarão das sessões de comitês, onde debaterão os temas propostos com foco na busca de consenso e na elaboração de propostas de resolução. O encerramento contará com a apresentação e votação das resoluções, finalizando com a cerimônia de premiação.

“A expectativa é que a SIAI continue a impactar positivamente a formação dos alunos, preparando-os para os desafios da vida, promovendo o diálogo, a cooperação e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, enfatiza Márcio. 



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORRAINE GABRIELLE SILVEIRA SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.