Dia do Atleta Paralímpico: AMR transforma vidas por meio da Esporte Terapia

Entidade mineira tem dois atletas paralímpicos entre os alunos

CRISTIANE MIRANDA
19/09/2025 10h15 - Atualizado há 4 horas

Dia do Atleta Paralímpico: AMR transforma vidas por meio da Esporte Terapia
Divulgação/AMR
No dia 22 de setembro, o Brasil celebra o Dia do Atleta Paralímpico, data que reconhece a dedicação e a superação de pessoas com deficiência que fazem do esporte um caminho de conquistas. A celebração reforça também a importância de iniciativas como a Esporte Terapia desenvolvida pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que utiliza o esporte como instrumento de inclusão e qualidade de vida.

Na AMR, a Esporte Terapia começa aos quatro anos de idade e é realizada em grupo. As atividades adaptadas envolvem diferentes modalidades esportivas e acontecem diariamente, sempre acompanhadas por profissionais capacitados.

Segundo Suellen Oliveira Fontán Multari, Coordenadora do Núcleo de Reabilitação, muitas crianças têm na AMR o primeiro contato com o esporte, descobrindo possibilidades até então inacessíveis. Para aquelas que já atuam em competições externas, a Esporte Terapia garante suporte para que continuem seus treinamentos com acompanhamento especializado.

“ Mais do que benefícios físicos, a prática promove autonomia, socialização e
autoestima, além de preparar crianças e adolescentes para desafios dentro e fora das quadras”, ressalta.


Confira outros benefícios da Esporte Terapia para as crianças:

● Mapeia talentos esportivos, encaminhando-os para instituições de alto rendimento, como o CTE da UFMG;
● Incentiva a inclusão, convidando alunos e familiares a refletirem sobre a participação em aulas de Educação Física escolar e em espaços públicos;
● Fortalece vínculos sociais, por meio da vivência coletiva e da cooperação;
● Amplia horizontes de lazer, mostrando que o esporte pode ser divertido e acessível. 

Sobre o projeto da AMR

O projeto de Esporte Terapia na AMR teve início em 18 de janeiro de 2009, com o profissional Guilherme Maia Sette Câmara, e foi inspirado nas pesquisas do educador físico Pedro Américo de Souza Sobrinho, criador da técnica. A Esporte Terapia parte da premissa de que o esporte pode ser um importante aliado no processo de reabilitação, favorecendo autoestima, superação e cooperação. Na AMR, as aulas são realizadas em grupo, com duração de 45 minutos, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h, para crianças a partir de 4 anos. Os encontros são conduzidos por profissionais e estagiários de Educação Física, que adaptam diferentes modalidades esportivas de acordo com as potencialidades e necessidades de cada turma.
Em 24 de março de 2023, a Esporte Terapia da AMR passou por uma reformulação metodológica, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a referenciais científicos da Educação Física. Essa atualização consolidou a abordagem como parte dos tratamentos de reabilitação neuromotora, cognitiva e social oferecidos pela instituição

Atletas atendidos pela Associação:

- Mateus Caetano é um adolescente de 15 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral espástica unilateral, que é assistido pela AMR desde 2012. Recebe atendimentos de fisioterapia e participa da esporte terapia 1x/semana. Desde que iniciou na esporte terapia demostrou grande interesse e dedicação na pratica das atividades em grupo, onde foi identificado pela equipe da AMR potencial para treinos mais específicos. A equipe da esporte terapia atua facilitando o acesso através de indicação de centros de treinamento e apresentando referências do esporte paralímpico, e foi a partir daí que Mateus encontrou no centro esportivo da UFMG sua atual paixão: a natação. Mateus se tornou atleta paralimpico, e possui uma rotina intensa de treinamentos 4x/semana no CEU. Durante os atendimentos na AMR os objetivos terapeuticos são construídos em conjunto com Mateus, com a fisioterapeuta e com a equipe da esporte terapia, tendo como principal - pilar a otimização da sua performance funcional. São desenvolvidos treinos específicos na fisioterapia para melhora da capacidade cardiorrespiratória, melhora da força dos braços, dentre outras atividades que auxiliam na melhora do potencial de Mateus durante a realização dos treinos específicos da natação. A esporte terapia atua no coletivo, promovendo a participação e inclusão de Mateus em diversas atividades que contribuem para a manutenção de seu estado funcional e de condicionamento, corroborando com o objetivo global construído em conjunto.

- Diego Brenner é formado em educação física, e atua na instituição no turno da manhã, tendo capacidade para receber nas atividades de esporte terapia nesse turno cerca de 300 crianças e adolescentes. Através de atividades físicas e esportivas, Diego busca estimular a reabilitação dos pacientes da instituição, desenvolvendo os aspectos psicomotores, cognitivos e sociais, favorecendo a inclusão. As atividades coletivas são desenvolvidas em grupos de até 10 crianças/adolescentes envolvendo os eixos temáticos da Educação Física e de forma adaptada, ampliando o acesso dessas crianças ao lazer e ao esporte, além de identificar os potenciais de cada uma delas. Para além das atividades de esporte na AMR, Diego busca incentivar a prática esportiva para além dos muros da instituição, indicando locais com acessibilidade para as práticas, centros de treinamento específicos, apresentando atletas paralímpicos e
identificando os perfis de cada aluno.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CRISTIANE FABIOLA MIRANDA MALHEIROS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.