São Paulo, setembro de 2025 – A inclusão está se tornando um pilar fundamental no planejamento de casamentos, com casais buscando formas de garantir que todos os convidados, independentemente de suas necessidades, possam celebrar esse momento especial sem barreiras. Neste mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), torna-se ainda mais relevante discutir como a tecnologia pode apoiar cerimônias mais acessíveis e pensadas para acolher diferentes realidades.
Organizar um casamento acessível exige atenção a diferentes dimensões da inclusão que vão desde a infraestrutura do local até a comunicação com os convidados. Rampas de acesso, banheiros adaptados, sinalização clara e ambientes com boa circulação são pontos essenciais, mas não os únicos. É preciso considerar recursos para pessoas com deficiência visual ou auditiva, como materiais em braille, audiodescrição, tradução em libras e legendas em vídeos.
Nesse cenário, soluções digitais como sites responsivos, convites com opções em áudio e vídeo com interpretação em libras, mapas interativos com informações sobre acessibilidade e plataformas de RSVP online com campos para indicação de necessidades específicas são ferramentas que ajudam os noivos a planejar uma celebração mais democrática. O iCasei, plataforma líder em site e listas de casamentos na América Latina, destaca essas possibilidades em sua tecnologia, permitindo que os casais configurem seus sites de acordo com as particularidades de cada evento.
“O casamento deve ser uma celebração onde todos se sintam bem-vindos. Por isso, oferecemos funcionalidades que ajudam os noivos a planejarem esse momento com mais inclusão, empatia e praticidade”, explica Diego Magnani, CCO do iCasei. Recursos como possibilidade de incluir vídeos com legendas, flexibilidade na escolha de seções e informações do site, lista virtual sem a necessidade de o convidado se deslocar para lojas físicas, RSVP online acessível, além de materiais de apoio e tutoriais visuais podem contribuir significativamente com casamentos inclusivos e acessíveis. .
Além de contribuir com soluções práticas, o iCasei também destaca a importância do planejamento estratégico e da escolha de fornecedores preparados para atender diferentes perfis de noivos e convidados. “Nem sempre a inclusão exige altos custos. Às vezes, basta selecionar locais naturalmente acessíveis ou utilizar ferramentas digitais gratuitas para comunicação com os convidados”, reforça.
Nesta data, é essencial reforçar a importância de um olhar atento e sensível no planejamento de celebrações. Tornar um casamento acessível não diz respeito apenas à estrutura, mas também à empatia e ao reconhecimento da diversidade.
Com apoio da tecnologia e decisões conscientes, é possível criar experiências que acolham todos os convidados, sem exceção. A inclusão não deve ser tratada como um diferencial, mas como parte essencial de qualquer evento que se proponha a celebrar o amor em sua forma mais ampla.
Como os recursos do iCasei podem contribuir com casamentos inclusivos e acessíveis?
Sobre o iCasei: Há 18 anos no mercado, o iCasei é a plataforma pioneira no segmento de sites de casamento e lista de presentes virtuais, sendo referência no Brasil e na América Latina com mais de dois milhões de casais atendidos e uma movimentação superior a R$ 3 bilhões em presentes transacionados. Reconhecido pelo seu DNA inovador, tecnologia de ponta e excelência no atendimento como principais premissas do negócio. Em 2024 o iCasei conquistou o Prêmio Reclame AQUI e o selo GPTW e, este ano, foi eleito uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Estado de São Paulo. Com mais de 150 recursos para atender às demandas dos casais – como RSVP e convites digitais interativos, além de mais de 200 modelos de layouts personalizáveis –, é a única empresa do ramo a oferecer um sistema próprio de pagamento, garantindo as menores tarifas na lista de presentes.
Gestão de relacionamento com a Imprensa
Agência PUB • [email protected]
Raquel Secco • (11) 9.9165-9973
Valeria Masson • (11) 9.5651-7474
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA RAQUEL MOLLEDO SECCO
[email protected]