Dia Nacional dos Técnicos lembra importância da qualificação para o desenvolvimento do Brasil
81% das empresas enfrentam falta de mão de obra qualificada; ampliar formação técnica poderia elevar o PIB em 2%”
Cida Candido
18/09/2025 12h04 - Atualizado há 4 horas
Divulgação
Na próxima terça-feira (23), o Brasil celebra o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico – uma data que reconhece a contribuição essencial desses trabalhadores para o desenvolvimento do país e chama atenção para um desafio que afeta diretamente a economia: a falta de mão de obra qualificada. Segundo pesquisa da ManpowerGroup, 81% das empresas brasileiras têm dificuldade para preencher vagas de nível técnico devido à escassez de profissionais preparados. O dado reforça a urgência de investir em formação técnica, considerada uma das principais soluções para o “apagão” de mão de obra que ameaça a competitividade nacional. O ensino técnico desempenha papel estratégico: fornece profissionais altamente capacitados, fortalece a indústria, estimula a inovação e gera empregos. Um estudo do Itaú Educação e Trabalho confirma esse impacto: caso o Brasil ampliasse a oferta de ensino médio técnico, o PIB nacional poderia crescer até 2%, além de contribuir para a redução da desigualdade social. “Investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico resultam em benefícios para toda a sociedade, com impactos positivos em produtividade, renda e bem-estar”, destaca o levantamento. Grau Técnico: ampliando oportunidades
O Grau Técnico, maior rede de ensino técnico particular do Brasil, tem se consolidado como protagonista na formação de profissionais para o mercado de trabalho e está preparado para responder à crescente demanda por mão de obra qualificada.
Presente nas cinco regiões do país, a instituição oferece mais de 60 cursos, metodologia exclusiva, mensalidades acessíveis e mantém uma agência de empregos própria, que conecta diretamente os alunos às oportunidades disponíveis.
“Nossa missão é transformar vidas por meio da educação. Mais do que oferecer cursos, buscamos preparar profissionais para os desafios do mercado e conectá-los às vagas que existem hoje. Em um cenário de tantas oportunidades abertas e falta de qualificação, investir em formação técnica é investir no crescimento da economia e no futuro do Brasil”, afirma Ruy Maurício Porto Carreiro Filho, diretor do Grau Educacional.
Sobre o Grau Técnico
O Grau Técnico é o carro-chefe do Grau Educacional, uma das maiores redes de ensino técnico do Brasil. Com mais de 140 unidades em todas as regiões do país, a instituição já formou milhares de profissionais nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios, contribuindo para atender às demandas crescentes do mercado de trabalho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA APARECIDA CANDIDO
[email protected]
FONTE: Assessoria de Imprensa SP