Bolsa de Ação Climática (B4) lista projeto de crédito de carbono para propriedades rurais em cinco estados do Brasil

Listagem do projeto "Agrocarbon CRVE" é mais um passo para sustentabilidade no mercado de carbono

FIO DOIS ZERO UM
15/09/2025 11h07 - Atualizado há 3 horas

Bolsa de Ação Climática (B4) lista projeto de crédito de carbono para propriedades rurais em cinco estados do
divulgação

A primeira Bolsa de Ação Climática do país, a B4, anuncia a entrada do projeto "Agrocarbon CRVE" da Máxima Consultorias, no seleto grupo de empresas com listagem de créditos de carbono no setor do agronegócios. A empresa atua há seis anos junto a produtores rurais em cinco estados brasileiros, com presença no Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Piauí e Maranhão. Ao todo, são mais de 10 milhões de reais investidos em pesquisas, 150 mil hectares atendidos e 200 propriedades rurais.

Com a listagem, a expectativa é de que mais empresas do setor iniciem seus processos de listagem na Bolsa de Ação Climática, que atua como ponte para empresas comprometidas com práticas sustentáveis.


O valor estratégico do padrão de acreditação da B4

A listagem junto à B4 é de extrema importância. A B4, fundada em agosto de 2023, é a Bolsa de Ação Climática que visa evitar a pegada de carbono e promover compensações eficientes rumo ao Net Zero, motivando e apoiando empresas comprometidas com práticas sustentáveis.

Com a c
redibilidade que a Bolsa confere ao negócio, um marco é possibilitado, uma vez que a B4 possui uma série rígida de fatores que são avaliados quando os créditos são aplicados para listagem. Essa rigorosidade garante que os créditos sigam as regulamentações do mercado, oferecendo segurança tanto para os produtores que vendem quanto para os compradores nacionais e internacionais.

A geração de créditos de carbono estimula a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. O produtor é incentivado a melhorar a qualidade do carbono, além da redução no uso de produtos químicos, resultando em um produto final de melhor qualidade e ambientalmente mais limpo. 

Em média, uma cultura agrícola pode gerar entre seis e oito toneladas de carbono no solo anualmente, e com uma segunda cultura, esse valor pode chegar a cerca de doze toneladas por ano. Para as matas, o número varia de oito a quatorze toneladas por ano. 



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO CARVALHO DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »