VTEX transforma a complexidade de grandes operações em vantagem competitiva com orquestração B2B escalável, agentes de IA e inteligência omnichannel

VTEX Vision 2025: Construída para se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e impulsionar o comércio B2B, omnichannel e agente em escala enterprise.

VITóRIA FERREIRA
15/09/2025 15h18 - Atualizado há 3 horas

VTEX transforma a complexidade de grandes operações em vantagem competitiva com orquestração B2B escalável,
Créditos: AI Semantic Search

SÃO PAULO, 15 DE SETEMBRO DE 2025 — A VTEX (NYSE: VTEX), a espinha dorsal do comércio conectado e a única empresa reconhecida como Gartner® Customers’ Choice por dois anos consecutivos, revelou uma ousada expansão de suas capacidades em nível corporativo no VTEX Vision 2025, seu showcase digital anual. O lançamento deste ano apresenta novas soluções desenvolvidas para lidar com a complexidade do B2B, experiências omnichannel personalizadas e uma força de trabalho de agente de IA que promove excelência operacional por meio de automação.

B2B Enterprise: Capacidades sob medida que convertem e escalam

O relatório B2B Paradigm 2025, de Andy Hoar, concedeu à VTEX o maior número de medalhas de ouro tanto na categoria Enterprise quanto na Mid-Market, com destaque para o Custo Total de Propriedade (TCO) e capacidades de Marketplace. O comércio B2B opera em seus próprios termos, exigindo uma infraestrutura digital intuitiva, preparada para transações em grande volume e capaz de administrar toda a complexidade das compras corporativas modernas sem fricção. O lançamento VTEX Vision B2B apresentou recursos essenciais, como:

  • Catálogos, preços e métodos de pagamento personalizados por comprador.
  • Gestão avançada de organizações compradoras, com estruturas de filiais, acessos baseados em função, orçamento e controle de políticas.
  • Políticas de compra e fluxos de aprovação que aplicam automaticamente regras personalizadas de processo de compras.
  • Ferramentas de pedido rápido por arquivo e termo de busca, facilitando a criação de carrinhos.
  • Matriz de SKUs e ferramentas de recompra para compras de alta frequência.
  • Integrações nativas de Punchout para centralizar o processo de compras dentro dos sistemas enterprise.

O fluxo contínuo de inovações B2B da VTEX reforça o que os líderes corporativos já sabem: o sucesso exige uma infraestrutura moldada pela forma como os compradores corporativos gerenciam compras, e não sistemas que limitam transações.

Omnichannel evoluído: Fluido, inteligente e pessoal

Para grandes marcas, o verdadeiro omnichannel ainda é um desafio em constante evolução. Inventários descentralizados, atrasos nas atualizações de entrega e operações de loja desconectadas continuam a impedir muitas empresas de operar em todo seu potencial. A VTEX elimina essas barreiras ao fortalecer o alicerce operacional que as marcas precisam para atuar com agilidade, precisão e total controle da orquestração de fulfillment. Entre os destaques:

 
  • Busca semântica com IA: interpreta a intenção do consumidor em linguagem natural para entregar resultados relevantes.
  • Recomendações de produtos com IA: aumentam a conversão com sugestões personalizadas baseadas em comportamento.
  • Inventário distribuído: unificado e disponível em todos os canais: B2C, B2B, marketplaces e lojas.
  • Carrinhos multi-seller: integram itens 1P, 3P e de loja física em uma única experiência de checkout.
  • Delivery Promise: ajuda clientes a encontrarem produtos próximos que possam ser entregues rapidamente.
  • Fulfillment cross-channel: recursos simplificados de BOPIS (compra online e retirada na loja) e Ship from Store, além de devoluções otimizadas, reduzindo custos operacionais e melhorando a precisão do estoque.
  • VTEX Ads: libera novas receitas com rede de mídia de varejo integrada em toda a jornada do consumidor.
  • VTEX Sales App Tap-on-Phone: viabiliza pagamentos dentro do app, transformando qualquer ponto da loja em um terminal de pagamento.

“O enterprise commerce não desacelera diante da complexidade operacional, ele recompensa aqueles que a transformam em alavanca. Com o VTEX Vision 2025, expandimos nossa infraestrutura para atender a novas demandas enterprise, desde a personalização da jornada de compras B2B até experiências de varejo ainda mais integradas para o consumidor, tudo em uma única plataforma de comércio unificado, criada para escalar”, disse Mariano Gomide de Faria, Fundador e Co-CEO da VTEX.

Agentic Commerce: A força de trabalho de IA enterprise

Com essa base estabelecida, a VTEX está avançando para uma nova era operacional, em que equipes enterprise colaboram com sistemas de agentes de IA capazes de identificar e resolver fluxos de trabalho operacionais de alto impacto. A VTEX apresenta a primeira fase de seu roadmap rumo a uma plataforma completa de Agentic Commerce, introduzindo três agentes de IA especializados, projetados para oferecer precisão, velocidade e adaptabilidade em operações enterprise. O Agente de Atendimento ao Cliente já vem entregando resultados mensuráveis, e outros dois agentes de IA serão lançados em breve para ampliar esse impacto.

  • Weni Customer Service Agent: totalmente autônomo em WhatsApp, Instagram, SMS e outros canais. Implantado por marcas como UNICEF e Cencosud, já resolveu 92% dos tickets sem intervenção humana e reduziu o AHT de horas para minutos.
  • Visual Editor Agent: em breve permitirá que qualquer equipe atualize instantaneamente uma vitrine usando um arquivo do Figma ou linguagem natural, sem precisar de desenvolvedores.
  • Data Insights Agent: dará acesso prioritário a dados de performance omnicanal em tempo real em linguagem simples, sem necessidade de dashboards estáticos ou queries SQL.

“A próxima geração de plataformas de comércio será definida pela sua capacidade de orquestrar o fluxo interconectado das operações”, disse Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX. “As grandes operações demandam uma infraestrutura que interprete condições em tempo real, se reconfigure sem fricção e ofereça um equilíbrio competitivo entre customização e controle. À medida que a VTEX avança rumo a uma plataforma completa de agentes, transformará centros de custo em motores de crescimento baseados em dados, com impacto mensurável. Nossa primeira onda de agentes de IA é um passo crítico nessa direção, comprimindo fluxos de trabalho complexos e criando novo valor para marcas globais. Flexibilidade, transparência e adaptabilidade em tempo real decidirão os líderes desse espaço. Todo o resto ficará para trás.”

Uma plataforma. Controle infinito.

A VTEX está construindo a infraestrutura de comércio que empresas precisam para destravar crescimento tanto em modelos B2C quanto B2B. Seja para permitir que um comprador faça pedidos altamente complexos com centenas de itens ou hierarquias de aprovação em segundos, orquestrar fulfillment global em 20 países, ou implantar um agente de IA que transforma dados em ação. A VTEX oferece às marcas corporativas uma única plataforma para gerenciar tudo. Confira aqui como o VTEX Vision 2025 pode transformar o futuro da sua empresa.

Sobre a VTEX

VTEX (NYSE: VTEX) é a suíte de comércio digital de escolha de CIOs e CEOs audazes em todo o mundo, entregando resultados transformadores com uma eficiência operacional sem precedentes. Ao unificar um ecossistema completo de soluções — incluindo B2C, B2B, Sales App, Pick and Pack, Data Pipeline, Retail Media e Security Shield —, a VTEX possibilita que marcas e varejistas eliminem atritos, fomentem a colaboração e cresçam mais rápido. Mais do que um software, a VTEX é um agente de transformação, conectando de forma fluida clientes, parceiros e desenvolvedores para gerar resultados concretos. Contando com a confiança de 2.400 clientes B2C e B2B globais — entre eles, Carrefour, Colgate, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool —, a VTEX impulsiona 3.400 lojas online ativas em 43 países (dados do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024). Para mais informações, acesse www.vtex.com.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VITORIA DOS SANTOS FERREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »