Roupas novas e sarna humana: especialista alerta para cuidados com bebês, depois que o filho de uma famosa foi infectado.

Transmissão ocorre principalmente pelo contato direto entre pessoas, mas higienizar peças de vestuário é essencial para prevenir outros riscos à saúde

ROSANA DUDA
12/09/2025 15h57 - Atualizado há 3 horas

Roupas novas e sarna humana: especialista alerta para cuidados com bebês, depois que o filho de uma famosa
redes sociais / arquivo pessoal

 

O recente caso de um bebê famoso que apresentou sarna humana após usar roupas novas sem lavar reacendeu o debate sobre os cuidados necessários com peças recém-compradas. A médica pediatra Dra. Lilian Zaboto explica que a escabiose, conhecida popularmente como sarna humana, é causada por um ácaro e transmitida principalmente pelo contato direto entre pessoas.

“É muito difícil contrair escabiose apenas pelo uso de uma roupa nova. O contágio costuma acontecer em ambientes de convívio próximo, como creches, escolas ou até de cuidadores, no contato interpessoal”, esclarece Dra. Lilian.

Ela reforça, no entanto, que lavar roupas novas continua sendo uma medida essencial:

“As roupas podem ter ficado armazenadas em locais com poeira, fezes de ratos, baratas e outros agentes prejudiciais à saúde. Por isso, a higienização antes do uso é fundamental.”

O que é a escabiose?

A escabiose é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que provoca coceira intensa, especialmente à noite, e lesões avermelhadas na pele. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a sarna animal (que acomete cães e gatos) não é transmitida para humanos.

Como prevenir

De acordo com orientações médicas e protocolos de saúde, algumas medidas reduzem o risco de transmissão e reinfecção:

  • Higienizar roupas e objetos: lavar roupas de cama e vestuário em água quente; peças que não podem ser lavadas devem ser expostas ao sol.

  • Ambiente limpo: aspirar colchões, sofás e tapetes, descartando o saco do aspirador após o uso.

  • Tratamento familiar: em caso de diagnóstico, todos os membros da família devem ser tratados, mesmo que não apresentem sintomas, para evitar a recontaminação.

Atenção redobrada com crianças

Os pequenos estão entre os mais vulneráveis à escabiose, já que passam mais tempo em contato próximo com outras crianças e cuidadores. Dra. Lilian reforça:

“A prevenção é a melhor forma de proteção. Lavar roupas novas antes de vestir os bebês é uma medida simples, mas que pode evitar problemas sérios.”


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rosana Duda da Costa
[email protected]


FONTE: divulgação
Notícias Relacionadas »