Neo4j apresenta Infinigraph, a solução mais escalável de banco de dados grafos disponível no mercado com sistema de + 100TB

O lançamento supera um dos maiores desafios em bancos de dados: escalar cargas de trabalho transacionais e analíticas de grafos sem comprometer desempenho, estrutura ou facilidade de uso

CONSULTORIA DE COMUNICAçãO - LLYC
12/09/2025 14h21 - Atualizado há 2 horas

Neo4j apresenta Infinigraph, a solução mais escalável de banco de dados grafos disponível no mercado com
AdobeStock

A Neo4j, plataforma líder em banco e análise de dados grafos, revelou o lançamento do Infinigraph: uma nova arquitetura de grafos distribuídos, agora disponível na oferta auto gerenciada de banco de dados da empresa. A solução permite a execução de cargas de trabalho operacionais e analíticas em um único sistema, em uma escala de mais de 100 TB, sem fragmentar o grafo, duplicar a infraestrutura ou comprometer o desempenho. O Infinigraph permite possibilidades de uso antes inacessíveis para a maioria das organizações, em um momento em que as implantações de GenAI exigem um processamento de dados sem precedentes.

O banco de dados garante total conformidade com o ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade) para que cada leitura, gravação e atualização seja consistente, confiável e recuperável, mesmo com bilhões de relacionamentos e milhares de consultas simultâneas executadas em tempo real.

Os clientes da Neo4j agora podem incorporar dezenas de milhões de documentos como vetores, armazenando-os diretamente no grafo para potencializar assistentes com reconhecimento de contexto e pesquisa semântica. O Infinigraph também fornece inteligência global contra fraudes, grafos de produtos com centenas de milhões de SKUs (unidade de manutenção de estoque) e análises de conformidade em décadas de dados – tudo em tempo real. Ele lida com mais dados conectados do que a maioria das empresas já lidou em um único sistema e se baseia na escala e na confiança que a Neo4j já oferece a 84 empresas da Fortune 100.

Eliminando silos de dados entre sistemas transacionais e analíticos

As empresas têm como obstáculo silos de dados que separam sistemas transacionais de ferramentas analíticas. Essa divisão dificulta as aplicações de IA, atrasa a tomada de decisões em tempo real e aumenta os custos por meio de integrações complexas. As organizações são forçadas a unir bancos de dados duplos, sincronizar vários sistemas separados ou levar um único mecanismo além dos seus limites.

“O Gartner continua a observar uma convergência de sistemas operacionais e analíticos. Isso pode ocorrer por meio da colaboração, e não da integração total”, informa o Quadrante Mágico de 2024 do Gartner para Sistemas de Gerenciamento de Dados em Nuvem. “Isso está sendo alcançado por meio de três abordagens viáveis: (1) um banco de dados e uma cópia de dados; (2) um banco de dados, mas com dois mecanismos, um baseado em linhas e outro em colunas, integrados e sincronizados; (3) dois ou mais bancos de dados projetados para sincronizar e trabalhar juntos.”

O Infinigraph resolve esse problema. Ele permite que as equipes executem ambos os tipos de cargas de trabalho no mesmo sistema em uma escala sem precedentes, sem pipelines de ETL (processo automatizado de coleta, transformação e ingestão de dados), atrasos de sincronização ou infraestrutura redundante. Ele pode alimentar agentes autônomos, sistemas de conformidade e aplicações transacionais em uma fonte consistente. As equipes podem detectar fraudes e analisar suas redes a partir do mesmo conjunto de dados, gerando recomendações de clientes em tempo real enquanto analisam décadas de informações e tendências comportamentais. 

“O Infinigraph define um novo padrão para bancos de dados grafos corporativos: um sistema que executa operações em tempo real e análises aprofundadas em conjunto, com fidelidade total e escala massiva. Estamos dando aos desenvolvedores o poder de criar sistemas inteligentes que transformam dados em conhecimento, escalam sem limites e resolvem seus maiores desafios de dados — sem complexidade ou custo adicional”, explica Sudhir Hasbe, Presidente de Tecnologia na Neo4j.

Infinigraph: Projetado para a escalabilidade de grafos

Infinigraph é o resultado de um investimento de engenharia de vários anos, desenvolvido para superar um dos maiores desafios dos bancos de dados: escalar cargas de trabalho de grafos transacionais e analíticos sem sacrificar o desempenho, a estrutura ou a facilidade de uso. A nova arquitetura utiliza a técnica de sharding, que distribui os dados de propriedade do grafo entre diferentes membros de um mesmo conjunto. O grafo permanece completo, as consultas se comportam conforme o esperado e as aplicações escalam sem alterações de código ou soluções alternativas manuais.

Os benefícios incluem:

  • Escala horizontal de mais de 100 TB sem necessidade de reescrita de aplicações
  • Possibilidade de incorporar bilhões de vetores diretamente no grafo
  • Alto desempenho em grandes cargas de trabalho transacionais e analíticas
  • Alta disponibilidade em data centers por meio de conjuntos autônomos, que detectam e se recuperam de falhas automaticamente
  • Sem pipelines de ETL, atrasos de sincronização ou armazenamento duplicado
  • Estrutura de grafo preservada para navegação em tempo real, mesmo em escala
  • Conformidade total com ACID para integridade consistente de dados de nível empresarial
  • Preços projetados para escala, com computação e armazenamento cobrados separadamente para maior controle sobre custos e flexibilidade de implantação.

Com o Infinigraph, a Neo4j oferece aos clientes a gama completa de arquiteturas de escala. Eles podem implementar grafos replicados para alta disponibilidade e escalabilidade de leitura, grafos federados com o Fabric ou grafos fragmentados com o Infinigraph para escalabilidade de alta performance. Os clientes podem combinar essas arquiteturas para impulsionar diversos casos de uso em toda a organização.

Infinigraph já está disponível como parte da Edição Enterprise da Neo4j e em breve estará disponível no AuraDB, a plataforma nativa em nuvem da Neo4j para aplicativos grafos. 

Construído sobre uma história de inovação

Este marco mais recente amplia a liderança da Neo4j como a camada de grafo para aplicações inteligentes. A empresa foi pioneira na arquitetura nativa de grafos, agora utilizada por mais da metade das empresas da Fortune 500, e lançou a primeira oferta de análise de grafos para qualquer plataforma de dados, busca vetorial nativa para recuperação GenAI baseada em grafos, recursos prontos para IA em todo o seu portfólio de nuvem e ciência de dados grafos para empresas, incluindo a maior biblioteca mundial de algoritmos grafos.

A Neo4j é utilizada por 84% das empresas da Fortune 100, incluindo Adobe, BT Group, Novo Nordisk, Uber e UBS. A empresa foi nomeada Escolha do Cliente do Gartner Peer Insights 2025, reconhecida como Visionária no Quadrante Mágico™ do Gartner® 2024 para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Nuvem, classificada como Alta Performance no The Forrester Wave™: Bancos de Dados Vetoriais, 3º trimestre de 2024, e ultrapassou US$ 200 milhões em receita recorrente anual no final de 2024.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIULIA CAMACHO ALECRIM PEREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »