65% dos homens brasileiros afirmam que passaram a cuidar mais da aparência

Pesquisa encomendada pelo Grupo MedSystems aponta que, dentre eles, 14% já fizeram preenchimento com ácido hialurônico, e 21% apostaram em tecnologias como o ultrassom micro e macrofocado

MABI BARROS
12/09/2025 12h50 - Atualizado há 4 horas

65% dos homens brasileiros afirmam que passaram a cuidar mais da aparência
Divulgação

Durante décadas, cuidar da aparência foi um território quase exclusivamente feminino. Mas esse cenário vem mudando. Segundo pesquisa encomendada pelo Grupo MedSystems ao instituto Opinion Box, 65% dos homens brasileiros afirmam ter adotado mais cuidados com a aparência nos últimos anos. Dentre eles, 14% já fizeram preenchimento com ácido hialurônico, e 21% apostaram em tecnologias como o ultrassom micro e macrofocado.

A procura por tratamentos estéticos pelos homens é um campo em plena expansão. Entre os entrevistados, 84% afirmaram que têm interesse em fazer algum procedimento ainda em 2025, e 41% já mantêm uma rotina de cuidados diários, sendo que 48% relatam o uso de protetor solar, 37% usam hidratante e 28% mantêm uma rotina de limpeza facial.

A tendência é cada vez mais visível nos consultórios médicos. “Existe um aumento significativo da busca pela beleza masculina, principalmente por procedimentos minimamente invasivos”, afirma o cirurgião plástico especialista em cosmiatria Agnaldo Castro.

A naturalidade dos resultados, segundo o médico, figura como principal preocupação entre os homens que procuram por procedimentos estéticos. “A maioria quer algo sutil, que melhore a expressão e traga um aspecto descansado. Para isso, o conhecimento técnico é fundamental. A anatomia do rosto masculino é diferente da feminina. Exige uma abordagem específica para não comprometer traços viris como mandíbula e queixo, por exemplo”.

Entre as principais queixas masculinas estão sinais de envelhecimento, como flacidez, perda de volume facial, olheiras profundas e excesso de pele na região dos olhos. “Recebo muitos homens que acabam perdendo gordura facial e apresentando uma pele mais fina e marcada. Eles buscam tratamentos que restauram esse volume sem modificar sua identidade”, explica Agnaldo. 

O médico analisa que o que antes era considerado um ataque à masculinidade, hoje representa autocuidado. “A quebra do preconceito em torno da vaidade masculina é um dos pilares dessa transformação. A ideia de que homem não se cuida está sendo superada”.

Para o publicitário Gabriel Folzke, de 40 anos, o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19 foi o ponto de virada quanto aos cuidados com a pele. “O uso intenso das videochamadas me obrigou a me olhar com mais frequência. Comecei a notar mudanças pequenas, como linhas de expressão e outros sinais do tempo. Isso foi um gatilho para que eu começasse a investir no autocuidado”.

Ele passou a visitar a dermatologista a cada seis meses e já experimentou tecnologias como Ultraformer MPT, ultrassom micro e macrofocado do Grupo MedSystems, além da linha Sofiderm da Aeskins de preenchedores de ácido hialurônico, em áreas como mandíbula, maxilar, olheiras e região das bochechas. “Nada exagerado. Apenas o suficiente para me sentir mais disposto, mais inteiro. É uma forma de acompanhar o tempo sem perder de vista quem eu sou”.

Mas a principal mudança, acredita Gabriel, não está no espelho. “Cuidar da aparência virou um reflexo de algo maior. Hoje, nós falamos sobre bem-estar, saúde física, mental e emocional. É sobre se respeitar — e se permitir. Não tenho problema nenhum em falar sobre isso com amigos. Pelo contrário: recomendo sempre”.

Para o médico, essa abertura é um sinal dos novos tempos. “Autocuidado não tem gênero. Homens também envelhecem, também têm rugas, flacidez e olheiras — e têm todo o direito de querer tratar esses pontos com segurança e bom gosto. É preciso continuar desmistificando o autocuidado. A estética não deve ser vista como futilidade, mas como ferramenta de saúde, bem-estar e autoconfiança — independentemente do gênero”.

 

Sobre a Aeskins
A Aeskins é a unidade de negócios injetáveis do Grupo Medsystems, líder em inovação no setor de beleza e bem-estar, unindo o que há de mais potente em tecnologias, com o mais avançado em injetáveis no universo da medicina e alta estética. O foco da empresa é entregar uma minuciosa curadoria do que há de mais inovador e tecnológico no mercado, visando resultados de alto padrão em injetáveis para clínicas e pacientes.
 

Sobre o Grupo Medsystems
O Grupo MedSystems (Holding JL Health) é um ecossistema líder em inovação no setor de beleza e bem-estar, que promove o empreendedorismo e a prosperidade na América Latina. Formada pelas empresas MedSystems, BeautySystems, Advance Vision, Aeskins, Vydence Medical, Botoclinic, MedSystems Academy, Beauty Academy e Med Banking, a instituição oferece soluções tecnológicas inovadoras para transformar a vida de pacientes, médicos, profissionais de estética e redes, impulsionando seu crescimento e realização pessoal. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, o Grupo Medsystems conta com mais de 40 equipamentos e produtos tecnológicos de ponta, como a linha Ultraformer, BB Laser Lavieen e Quanta System. O compromisso do Grupo Medsystems é fornecer soluções que geram prosperidade e transformam vidas, consolidando-se como um parceiro essencial para o sucesso e crescimento contínuo de seus clientes, parceiros e colaboradores


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA BEATRIZ BARROS DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »