Durante décadas, cuidar da aparência foi um território quase exclusivamente feminino. Mas esse cenário vem mudando. Segundo pesquisa encomendada pelo Grupo MedSystems ao instituto Opinion Box, 65% dos homens brasileiros afirmam ter adotado mais cuidados com a aparência nos últimos anos. Dentre eles, 14% já fizeram preenchimento com ácido hialurônico, e 21% apostaram em tecnologias como o ultrassom micro e macrofocado.
A procura por tratamentos estéticos pelos homens é um campo em plena expansão. Entre os entrevistados, 84% afirmaram que têm interesse em fazer algum procedimento ainda em 2025, e 41% já mantêm uma rotina de cuidados diários, sendo que 48% relatam o uso de protetor solar, 37% usam hidratante e 28% mantêm uma rotina de limpeza facial.
A tendência é cada vez mais visível nos consultórios médicos. “Existe um aumento significativo da busca pela beleza masculina, principalmente por procedimentos minimamente invasivos”, afirma o cirurgião plástico especialista em cosmiatria Agnaldo Castro.
A naturalidade dos resultados, segundo o médico, figura como principal preocupação entre os homens que procuram por procedimentos estéticos. “A maioria quer algo sutil, que melhore a expressão e traga um aspecto descansado. Para isso, o conhecimento técnico é fundamental. A anatomia do rosto masculino é diferente da feminina. Exige uma abordagem específica para não comprometer traços viris como mandíbula e queixo, por exemplo”.
Entre as principais queixas masculinas estão sinais de envelhecimento, como flacidez, perda de volume facial, olheiras profundas e excesso de pele na região dos olhos. “Recebo muitos homens que acabam perdendo gordura facial e apresentando uma pele mais fina e marcada. Eles buscam tratamentos que restauram esse volume sem modificar sua identidade”, explica Agnaldo.
O médico analisa que o que antes era considerado um ataque à masculinidade, hoje representa autocuidado. “A quebra do preconceito em torno da vaidade masculina é um dos pilares dessa transformação. A ideia de que homem não se cuida está sendo superada”.
Para o publicitário Gabriel Folzke, de 40 anos, o isolamento decorrente da pandemia de Covid-19 foi o ponto de virada quanto aos cuidados com a pele. “O uso intenso das videochamadas me obrigou a me olhar com mais frequência. Comecei a notar mudanças pequenas, como linhas de expressão e outros sinais do tempo. Isso foi um gatilho para que eu começasse a investir no autocuidado”.
Ele passou a visitar a dermatologista a cada seis meses e já experimentou tecnologias como Ultraformer MPT, ultrassom micro e macrofocado do Grupo MedSystems, além da linha Sofiderm da Aeskins de preenchedores de ácido hialurônico, em áreas como mandíbula, maxilar, olheiras e região das bochechas. “Nada exagerado. Apenas o suficiente para me sentir mais disposto, mais inteiro. É uma forma de acompanhar o tempo sem perder de vista quem eu sou”.
Mas a principal mudança, acredita Gabriel, não está no espelho. “Cuidar da aparência virou um reflexo de algo maior. Hoje, nós falamos sobre bem-estar, saúde física, mental e emocional. É sobre se respeitar — e se permitir. Não tenho problema nenhum em falar sobre isso com amigos. Pelo contrário: recomendo sempre”.
Para o médico, essa abertura é um sinal dos novos tempos. “Autocuidado não tem gênero. Homens também envelhecem, também têm rugas, flacidez e olheiras — e têm todo o direito de querer tratar esses pontos com segurança e bom gosto. É preciso continuar desmistificando o autocuidado. A estética não deve ser vista como futilidade, mas como ferramenta de saúde, bem-estar e autoconfiança — independentemente do gênero”.
Sobre a Aeskins
A Aeskins é a unidade de negócios injetáveis do Grupo Medsystems, líder em inovação no setor de beleza e bem-estar, unindo o que há de mais potente em tecnologias, com o mais avançado em injetáveis no universo da medicina e alta estética. O foco da empresa é entregar uma minuciosa curadoria do que há de mais inovador e tecnológico no mercado, visando resultados de alto padrão em injetáveis para clínicas e pacientes.
Sobre o Grupo Medsystems
O Grupo MedSystems (Holding JL Health) é um ecossistema líder em inovação no setor de beleza e bem-estar, que promove o empreendedorismo e a prosperidade na América Latina. Formada pelas empresas MedSystems, BeautySystems, Advance Vision, Aeskins, Vydence Medical, Botoclinic, MedSystems Academy, Beauty Academy e Med Banking, a instituição oferece soluções tecnológicas inovadoras para transformar a vida de pacientes, médicos, profissionais de estética e redes, impulsionando seu crescimento e realização pessoal. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, o Grupo Medsystems conta com mais de 40 equipamentos e produtos tecnológicos de ponta, como a linha Ultraformer, BB Laser Lavieen e Quanta System. O compromisso do Grupo Medsystems é fornecer soluções que geram prosperidade e transformam vidas, consolidando-se como um parceiro essencial para o sucesso e crescimento contínuo de seus clientes, parceiros e colaboradores
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MARIA BEATRIZ BARROS DA SILVA
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