Semana da Fisioterapia: Enfermeira TENA destaca exercícios que ajudam no controle da incontinência urinária em adultos

Marca da Essity, TENA chama atenção para a eficácia dos exercícios fisioterapêuticos no controle de perdas involuntárias de urina.

PIERRE CRUZ
11/09/2025 16h22 - Atualizado há 7 horas

Semana da Fisioterapia: Enfermeira TENA destaca exercícios que ajudam no controle da incontinência urinária
Exercícios fisioterapêuticos melhoram casos de incontinência urinária e TENA oferece produtos específicos para perdas de urina DIVULGAÇÃO
São Paulo, setembro de 2025 – No Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas convivem com a incontinência urinária e, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos apresentam perdas involuntárias de xixi. Na Semana da Fisioterapia, que vai de 8 a 12 de setembro, TENA, marca número 1 mundial em produtos para incontinência urinária em adultos, empresa que faz parte da Essity, líder global em higiene e saúde, reforça que o problema pode ser tratado com o fortalecimento da musculatura pélvica, por meio de exercícios fisioterapêuticos.

Embora seja uma condição de alta prevalência, a incontinência urinária ainda é cercada por tabus. Em diferentes graus, a condição pode afetar o bem-estar físico, emocional e social dos pacientes. Segundo especialistas, o tratamento pode ser simples, com boa resposta clínica e, em muitos casos, sem necessidade de medicamentos ou intervenções cirúrgicas.


De acordo com Maria Alice Lelis, doutora em Ciências da Saúde – Urologia pela Unifesp e enfermeira consultora de TENA, os exercícios do assoalho pélvico são uma das principais estratégias para tratar e até reverter o quadro.

“A incontinência urinária tem cura ou controle eficaz na maioria dos casos. Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico são parte fundamental desse processo. Com a orientação correta, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, afirma.

Entre os mais indicados está o exercício de Kegel, que ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, responsáveis pelo controle da urina. Como explica a enfermeira, os exercícios consistem em séries de repetições que buscam a contração da musculatura pélvica e podem ser realizados nas posições sentado, deitado ou em pé. O ideal é que os exercícios sejam feitos diariamente, com orientação profissional e acompanhamento, para garantir resultados consistentes”, recomenda Maria Alice.

Outras técnicas também podem ser incluídas no tratamento, como os exercícios hipopressivos, que combinam postura e respiração para ativar os músculos profundos, e o biofeedback, método que auxilia o paciente a localizar e controlar melhor os músculos do assoalho pélvico.

TENA disponibiliza gratuitamente uma série de vídeos com exercícios simples e detalhados para o fortalecimento do assoalho pélvico, com a fisioterapeuta Ruty Schmitt. O conteúdo tem o objetivo de contribuir na prevenção e no controle da incontinência urinária e pode ser acessado no site oficial da marca.

Durante o tratamento, o uso de produtos de absorção desenvolvidos especificamente para a incontinência urinária pode oferecer conforto, segurança e prevenção de irritações na pele. TENA oferece soluções adequadas para diferentes níveis da condição, com foco na saúde da pele e na liberdade de movimento.

Entre as opções para incontinência leve a moderada, estão o TENA Lady Discreet Protetor Diário, o TENA Lady Discreet Normal e o TENA Lady Discreet Protetor Diário Flex. Os produtos contam com cobertura respirável, sem perfume, toque suave e tecnologia de alta absorção e controle de odor, para garantir a proteção e o conforto.

TENA também oferece uma linha desenvolvida especialmente para o público masculino. Os absorventes da linha TENA Men, nas versões regular e noturna, se ajustam à anatomia do corpo do homem, absorvem rapidamente e neutralizam o odor de urina. Para perdas mais intensas, a opção indicada é a TENA Pants Men, que veste como uma cueca e oferece discrição, absorção eficiente e proteção prolongada.

“Enquanto a cura não vem, é essencial contar com produtos que atendam às necessidades do dia a dia, oferecendo mais tranquilidade, proteção e segurança. A escolha adequada pode fazer toda a diferença na rotina diária, enquanto aguarda os resultados do tratamento”, finaliza Maria Alice.

A recomendação é que, ao perceber sintomas de perda involuntária de urina, a pessoa busque avaliação médica e ou fisioterapêutica. O diagnóstico correto permite entender o tipo de incontinência e iniciar o tratamento mais adequado.

Sobre a Essity
A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Saiba mais no site da Essity.

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
Agência Truly
Pierre Cruz
+55 12 9.97956191
[email protected]

Renata Toledo Piza
+55 11 9.9248-4412
[email protected]
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pierre Cruz dos Santos
[email protected]


FONTE: https://www.tena.com.br/exercicios-assoalho-pelvico
Notícias Relacionadas »