FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústria, energia e tecnologia no Brasil
Feira Internacional da Indústria Eletroeletrônica, que segue até sexta-feira, dia 12, em São Paulo, reuniu executivos para discutir produção nacional, infraestrutura e políticas públicas para veículos elétricos
LORETA FAGIONATO
11/09/2025 09h57 - Atualizado há 6 horas
Evento conta com uma pista de kart indoor 100% elétrico (Crédito: Divulgação)
A indústria eletroeletrônica ocupa posição central nos processos de transformação tecnológica que atravessam diferentes cadeias produtivas, da energia à mobilidade. Nesse contexto, a FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação se apresenta como espaço de negócios, exposição de soluções e também de discussão estratégica para temas que definem o futuro do setor. No segundo dia da feira (10), o 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônica, que é a novidade desta edição, teve como foco a eletromobilidade. A programação, com curadoria de Daniela Garcia, country manager da Latam Mobility no Brasil, reuniu representantes de associações, empresas e consultorias para discutir o avanço da eletrificação de veículos e sua conexão com a indústria, a energia e a conectividade. “O congresso trouxe uma agenda de alto nível sobre mobilidade elétrica, mas a feira também oferece contato direto com as tecnologias e inovações que estão transformando a indústria”, afirmou Rodrigo Bueno, gerente de produto da FIEE. O painel de abertura do Congresso contou com a participação do presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, que apresentou dados sobre a expansão da cadeia de valor dos veículos eletrificados no país, com destaque para infraestrutura de recarga, certificação de componentes e produção local. O executivo destacou que a chegada de novas montadoras e o anúncio de projetos de produção nacional reforçam o movimento de integração do Brasil à cadeia global de eletrificação. No transporte público, a entidade destacou a presença crescente de ônibus elétricos em cidades como São Paulo, Salvador, Goiânia, Campinas e Ribeirão Preto. Segundo a ABVE, a frota eletrificada nacional deve ultrapassar 215 mil unidades em 2025, representando crescimento acima de 20% em relação ao ano anterior. “O transporte público eletrificado é um vetor fundamental para levar os benefícios da eletromobilidade a toda a população. Os ônibus urbanos, em especial, têm potencial para transformar a experiência das cidades e dar escala ao setor”, disse Bastos. Panorama no mundo Na sequência, a sócia-líder de Mercados Industriais da KPMG Brasil e Cluster América do Sul, Flavia Spadafora, abordou os impactos da política tributária e do ambiente macroeconômico sobre a eletromobilidade no mundo. A discussão incluiu a regulamentação do IPI Verde, que estabelece reduções graduais de alíquotas com base em critérios como potência, segurança e reciclabilidade dos veículos, influenciando a composição dos portfólios das montadoras. Também foram apontados fatores que afetam diretamente o setor, como o custo elevado do crédito, que restringe a aquisição de veículos, a necessidade de equilíbrio entre produção local e importações e a instabilidade provocada pela guerra tarifária internacional. Indústria, energia e conectividade O painel “Indústria, Energia e Conectividade no Centro da Mobilidade Elétrica” mostrou que a mobilidade elétrica só avança de forma sustentável quando articulada com a infraestrutura energética e as soluções de conectividade. O debate reuniu executivos de diferentes setores para discutir modelos de cooperação capazes de reduzir custos, ampliar a interoperabilidade e dar previsibilidade ao crescimento do mercado. Painel final O encerramento do Congresso reuniu quatro painéis simultâneos sobre soluções específicas de veículos elétricos: caminhões e vans, veículos levíssimos, ônibus e veículos leves. Os palestrantes destacaram que o desenvolvimento de produtos projetados desde a origem para a eletrificação, junto à infraestrutura de recarga, padronização de componentes e políticas públicas, é essencial para dar escala ao mercado. O painel também evidenciou que a viabilidade da eletromobilidade exige coordenação entre indústria, governo e fornecedores de energia e conectividade, consolidando a transição tecnológica como estratégia para o desenvolvimento sustentável do setor no país. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORETA FAGIONATO NORCIA CAUS
[email protected]