Turismo responsável: a base da hospitalidade em Los Cabos

Iniciativas sustentáveis tem transformado cada vez mais o perfil do hotéis da região trazendo propósito, além de hospedagem cinco estrelas em um dos lugares mais paradisíacos do mundo

MARIO NETO
11/09/2025 21h06 - Atualizado há 6 horas

Turismo responsável: a base da hospitalidade em Los Cabos
Publicação da foto em matérias relativas ao destino de Los Cabos

Com o aumento dos fluxos turísticos em todo o mundo — no último ano foram mais de 1,4 bilhão de viajantes internacionais, e somente o México recebeu 15% a mais de turistas estrangeiros em relação a 2023 — cresce também a pressão sobre os recursos naturais e sobre o patrimônio material e imaterial das comunidades locais. Nesse cenário, o turismo responsável se torna um imperativo para a indústria, e encontra em Los Cabos, na Baja California Sur, uma de suas expressões mais consistentes.

Consciente de que a sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada entre turistas — 7 em cada 10 já buscam viajar de forma mais sustentável, especialmente os millennials, segundo o Relatório de Viagens Sustentáveis 2024 —, empresas do setor, governos e comunidades locais, Los Cabos decidiu não apenas se adaptar, mas liderar uma transformação estrutural rumo a um modelo de turismo mais consciente, integrado e regenerativo, que pensa no longo prazo, mas age desde já.

“Buscamos um turismo que repare, amplifique o impacto positivo e assuma a responsabilidade pelo presente e futuro desta região tão importante para o meio ambiente e para a economia”, afirma Rodrigo Esponda, diretor-geral do Fideicomiso de Turismo de Los Cabos (FITURCA).

Prosperidade compartilhada em prática

Com esse olhar, diversos players da hotelaria e turismo de Los Cabos vêm implementando práticas que consolidam o destino como referência em turismo responsável:

 
  • Royal Solaris Los Cabos e GR Solaris Lighthouse eliminaram plásticos de uso único, mantêm programas de reciclagem e economia de água e estão em processo de certificação Green Key, selo internacional de excelência em responsabilidade ambiental.
     

  • The Villa Group participa de mutirões comunitários de limpeza de arroios e áreas úmidas, faz doações a hospitais e fundações infantis, concede bolsas de estudo para filhos de colaboradores e também aboliu os plásticos descartáveis.
     

  • Hard Rock Hotel Los Cabos promove a conservação de tartarugas marinhas, doa alimentos a abrigos de animais e apoia instituições locais voltadas a crianças e idosos.
     

  • No restaurante Cosecha, do Hotel San Cristóbal, 45% dos ingredientes são colhidos no próprio local, e o pescado vem diretamente da praia, reduzindo emissões de transporte e fortalecendo pescadores locais.
     

  • ACRE Resort adota agricultura regenerativa em horta agroecológica para consumo próprio, manejo integrado de pragas e irrigação por gotejamento para reduzir o uso de água.
     

  • Solmar Hoteles & Resorts utiliza sistemas de osmose reversa para dessalinizar água do mar para áreas comuns, mantém plantas de tratamento de efluentes e participa do Programa Municipal de Conservação de Tartarugas Marinhas.
     

  • Grand Velas Los Cabos opera planta de dessalinização e de tratamento de água, reutilizando o recurso em áreas verdes, além de usar painéis solares para aquecimento de piscinas e participar de programas de conservação de tartarugas.
     

  • Grupo Pueblo Bonito e Fundação Letty Coppel criaram um modelo de intervenção social integral com foco em saúde, nutrição, apoio psicológico, capacitação para o autoemprego, cultura e proteção ambiental.
     

  • Mexico Giveaways, por meio do programa A Gift that Gives, destina parte de cada compra ao projeto SHINE, que empodera mulheres em San José del Cabo com aulas de costura, bordado e desenvolvimento pessoal.
     

  • Engel & Völkers Snell Real Estate promove imóveis com soluções sustentáveis como energia solar, tecnologias de economia de água, telhados verdes e integração com sistemas inteligentes.

  • O One&Only Palmilla mantém programa de proteção de tartarugas marinhas e apoia a La Cana, organização que auxilia mulheres encarceradas na produção de artesanato como forma de reinserção social.
     

Sustentabilidade e prosperidade compartilhada

Essas são apenas algumas das dezenas de iniciativas que a comunidade turística de Los Cabos desenvolve em linha com a proposta da ONU Turismo por meio do programa One Planet, que defende um turismo responsável pautado em seis pilares: saúde pública, inclusão social, conservação da biodiversidade, ação climática, economia circular e governança com alianças estratégicas.

“É desta forma que as empresas turísticas de Los Cabos estão somando esforços para desenvolver e consolidar um setor renovado, com o turismo responsável como guia e a sustentabilidade como principal motor, em benefício das pessoas, do planeta e da prosperidade compartilhada”, reforça Rodrigo Esponda.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIO DE OLIVEIRA ARAUJO NETO
[email protected]


FONTE: Turismo de Los Cabos
Notícias Relacionadas »