Mês de proteção ao Cerrado: cartilha gratuita ensina passo a passo para restaurar paisagens degradadas em SP e MS
Iniciativa da Bracell, material reúne orientações simples e objetivas sobre restauração ecológica dos biomas das duas regiões
MARIANA MORAES
11/09/2025 13h47 - Atualizado há 6 horas
Bracell
São Paulo, setembro de 2025 – No mês em que se celebra a proteção do Cerrado, a Bracell, uma das líderes na produção de celulose, elaborou uma cartilha gratuita que orienta, de forma prática e acessível, como recuperar áreas degradadas em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. O material, elaborado com o apoio de especialistas em legislação ambiental e restauração florestal, reúne informações teóricas e práticas sobre o processo de restauração ecológica – desde o atendimento à legislação vigente nos dois estados até o planejamento e a execução de projetos para recuperação de paisagens degradadas. Além disso, destaca os importantes serviços ecossistêmicos gerados pela restauração, como conservação do solo, preservação da biodiversidade, sequestro de carbono e mitigação das mudanças climáticas.
Para simplificar o processo, a cartilha traz orientações claras e ilustrativas, que abrangem leis ambientais aplicáveis, técnicas de plantio e manejo adequadas, entre outros detalhes. A ideia surgiu da percepção de especialistas da Bracell que, em relacionamento permanente com produtores rurais próximos das suas áreas florestais em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, identificaram que, muitas vezes, são encontradas dificuldades para adequar as propriedades à legislação e implementar ações efetivas de conservação.
O material foi desenvolvido com o apoio da Casa da Floresta – empresa de consultoria ambiental especializada em estudos de biodiversidade e sustentabilidade – e busca tornar a restauração ecológica de paisagens mais acessível e viável para o produtor rural, além de fortalecer a agenda de sustentabilidade, conciliando preservação da biodiversidade com a regularização fundiária e os benefícios econômicos para produtores rurais.
“Nosso objetivo é oferecer um guia didático, com informações técnicas claras, que apoie os produtores rurais na restauração de paisagens degradadas em suas propriedades. Essa iniciativa promove benefícios ambientais, econômicos e sociais importantes para a conservação do meio ambiente. Queremos que este material inspire ações concretas que promovam a recuperação da fauna e flora local, o desenvolvimento sustentável e sobretudo o atendimento à legislação ambiental”, destaca Marcela Trecenti, coordenadora de Meio Ambiente Florestal da Bracell em São Paulo.
Além de servir como guia para proprietários rurais que precisam se adequar à legislação ambiental, a cartilha também pode ser utilizada por escolas, universidades, técnicos, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. O material também será disponibilizado para comunidades locais, ONG’s, vizinhos e parceiros da Bracell.
Orientações práticas da cartilha
A publicação traz recomendações úteis para quem precisa iniciar ou avançar na recuperação de paisagens degradadas. Entre elas: - Regularização: como se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
- Benefícios: evitar multas e sanções, converter infrações em serviços de preservação e melhorar a qualidade do solo e da água.
- Restauração na prática: escolher espécies nativas adequadas, preparar o solo e acompanhar o crescimento das mudas.
- Sinais de sucesso: presença de animais, fechamento das copas das árvores e aumento de sombra no terreno.
- O que evitar: gado solto, espécies invasoras, uso incorreto de agrotóxicos e queimadas que comprometem o processo.
A Cartilha de Restauração Ecológica está disponível para download gratuito no site da Bracell – em duas versões - uma para São Paulo e, outra, para o Mato Grosso do Sul – reforçando o compromisso da Bracell com a disseminação de conhecimento e com o desenvolvimento sustentável. Sobre a Bracell A Bracell é uma das líderes globais na produção de celulose solúvel e especial, com expertise no cultivo sustentável de eucalipto, base para a fabricação de celulose de alta qualidade. Com operações no Brasil desde 2003, a empresa integra o grupo Royal Golden Eagle (RGE), com sede em Singapura. Conta com mais de 11 mil colaboradores e duas unidades industriais no país, em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP), além de escritório administrativo em Singapura e estruturas comerciais na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA MORAES DE ALBUQUERQUE
[email protected]