STF: Bolsonaro e outros condenados ficarão inelegíveis por oito anos

Prazo começa a contar a partir de hoje. Cabe recurso contra a decisão. Ex-presidente já está inelegível até 2030 por condenação do TSE.

Agência Brasil
11/09/2025 20h53 - Atualizado há 4 horas



Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista à pena de inelegibilidade pelo prazo de oito anos.



A medida foi umas consequências da condenação de Bolsonaro e os demais acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.



Notícias relacionadas:

Em função das condenações, os acusados foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa e devem ficar inelegíveis. O prazo começa a contar a partir da sessão de hoje.



Cabe recurso contra a decisão. 



Bolsonaro já está inelegível até 2030 por ter sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Julgamento



Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. 



A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado.



Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.



>> Confira as penas definidas para os condenados: 




  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

  • Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

  • Almir Garnier - ex-comandante da Marinha: 24 anos

  • Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;

  • Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos

  • Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa: 19 anos

  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 2 anos em regime aberto e garantia de liberdade pela delação premiada;

  • Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.



Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.



Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro. 



Todo o conteúdo é gerado pela Agência Brasil - Empresa Brasil de Comunicação



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-09/bolsonaro-e-aliados-ficarao-inelegiveis-por-oito-anos

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-09/bolsonaro-e-aliados-ficarao-inelegiveis-por-oito-anos
Notícias Relacionadas »