Jovens de Guarulhos transformam arte em soluções para o meio ambiente no Arte de Inovar com Maratona de Inovação

Evento reuniu 384 pessoas no IFSP e mostrou como a cultura pode inspirar propostas para cidades mais verdes.

Ricardo Gonçalves
09/09/2025 13h14 - Atualizado há 5 horas

Jovens de Guarulhos transformam arte em soluções para o meio ambiente no Arte de Inovar com Maratona de
Loa Produções Culturais

Guarulhos (SP) recebeu, nos dias 20 e 21 de agosto, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação, e o resultado mostrou como a cultura pode ser motor de transformação social e ambiental. Inspirados pela peça teatral Água à Vista, da Cia. de Teatro Parafernália, que abriu o evento, os participantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo desenvolveram 20 ideias criativas voltadas à sustentabilidade, das quais seis foram premiadas.
 

Ao todo, 384 pessoas participaram das atividades, entre estudantes, mentores, jurados, voluntários, representantes do ecossistema e autoridades locais.
 

Soluções vencedoras

Na primeira sessão, o destaque foi o Green Bird, uma proposta de “Twitter Verde” que conecta a população a pontos de coleta, promove eventos e mobiliza comunidades em prol do meio ambiente. O segundo lugar ficou com o Ranking Verde, que transforma a reciclagem de garrafas plásticas em uma experiência gamificada, e o terceiro com o SustentApp, que estimula o descarte correto de resíduos com recompensas para cidadãos e empresas.
 

Na segunda sessão, o Water Flow conquistou o primeiro lugar ao propor um dispositivo capaz de detectar vazamentos de água por pressão, reduzindo perdas. Já o Roupas Necessity, sistema de coleta e redistribuição de roupas usadas, ficou em segundo, seguido pelo Coletive, aplicativo que conecta empresas de coleta a comunidades por meio da geolocalização.
 

"Acho muito importante que os jovens, ao enfrentarem os problemas da cidade, pensem também em soluções e, principalmente, que essa temática chegue à escola. Assim, eles entendem que inovar não é algo tão difícil. O evento trouxe um verdadeiro exercício de cidadania e participação, com ótimos resultados”, disse Mariana Ribeiro Lopes, assessora da Diretoria de Empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo.
 

 


Cultura como motor de inovação
 

Para os organizadores, a peça teatral de abertura foi fundamental para sensibilizar os jovens. “A arte tem esse poder de despertar emoção e reflexão, criando o terreno fértil para a inovação nascer. As soluções apresentadas mostraram que, quando combinamos cultura, criatividade e propósito, o resultado é transformador”, afirma Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais.

“Um projeto maravilhoso e fundamental, que precisa chegar a todo o país. É uma oportunidade de plantar a semente da sustentabilidade e da inovação em cada criança, transformando isso em um propósito para construir um planeta melhor.”, comentou Andrea Merkel, coordenadora de Relacionamento da Câmara de Comércio França-Brasil.
 

O evento foi realizado pela Loa Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura e contou com patrocínio da Veolia, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa integra uma série de edições que, ao longo de 2025, vão percorrer sete cidades de São Paulo e Santa Catarina, alcançando mais de 2.800 jovens.
 

Ecossistema mobilizado
 

Além dos 244 alunos participantes, a maratona contou com 7 mentores, 9 jurados, 9 voluntários e 6 representantes do ecossistema de inovação regional, reforçando a integração entre escola, comunidade e setor produtivo.
 

“Quem participa do Arte de Inovar com Maratona de Inovação sai transformado dessa experiência. O propósito da Veolia é justamente esse: impulsionar ações sociais e soluções inovadoras voltadas à sustentabilidade. Foi inspirador ver o entusiasmo dos jovens em buscar respostas para os desafios ambientais, mostrando que a inovação e a tecnologia podem e devem estar a serviço de um bem maior”, afirmou Adriana Moreira, diretora executiva de Tecnologia da Veolia.
 

 


Sobre a Veolia: O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Linkveolia_br

Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »