Campinas, 05 de setembro de 2025 - A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversas áreas de trabalho, e o setor de alimentação fora do lar não é exceção. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 28% dos bares e restaurantes brasileiros já utilizaram IA em algum momento. Esse número demonstra um crescente interesse no uso desse tipo de tecnologia para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio.
Neste cenário, uma ferramenta vem contribuindo no processo de atendimento digital aos clientes em bares e restaurantes. A Chef.Ai é um host digital – uma espécie de maitre ou hostess - que faz atendimento e conversa com o cliente nos canais digitais, tira dúvidas sobre cardápio e serviços oferecidos pelo estabelecimento e ajuda no agendamento de reservas e eventos. Com atendimento e respostas rápidas e de forma humanizada, o sistema com inteligência artificial ajuda na conversão de novos clientes para as casas.
O sistema foi criado pela startup Chef.Ai, com sede em Americana, interior de São Paulo. Em poucos meses de funcionamento, apresenta resultados consistentes nos estabelecimentos que adotaram a ferramenta. Recentemente ela foi reconhecida como uma das cinco melhores startups do Brasil pelo programa Fogo Alto durante o iFood Move.
Matheus Mason, fundador da Chef.Ai é um dos palestrantes convidados para falar no 4º Festival do Peixe, que acontece dos dias 1º a 15 de setembro, realizada pela A Abrasel no MS e faz parte da Semana do Pescado. No dia 10, 19h, no auditório do Sebrae, o empresário fará uma explanação de com o tema ‘IA aplicada em bares e restaurantes, casos reais do Restaurante Benedito’, apresentando dados do Dia dos Namorados nos últimos dois anos.
A palestra é gratuita e aberta ao público em geral, para se inscrever basta acessar o link na bio da @abraselms no Instagram.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELO FRANCISCO DE OLIVEIRA
[email protected]