Preocupação dos brasileiros das gerações Z e Millennial com questões ambientais supera a média global, revela pesquisa da Deloitte

LILIAN SOUZA
05/09/2025 12h30 - Atualizado há 10 horas

Preocupação dos brasileiros das gerações Z e Millennial com questões ambientais supera a média global, revela
Freepik
  • Nova edição do levantamento “Gen Z and Millennial Survey” mostra que cerca de 80% dos entrevistados das duas gerações no Brasil se sentem preocupados ou ansiosos com o impacto ambiental, frente à média global de aproximadamente 65%;
  • Brasileiros também superam média global dos participantes da pesquisa que estão dispostos a pagar um preço maior por produtos ou serviços mais sustentáveis;
  • Mudanças climáticas são a quarta preocupação mais citada pelos respondentes do estudo no país, aparecendo à frente da criminalidade e segurança pessoal.

São Paulo, setembro de 2025 – A pesquisa global anual "Gen Z and Millennial Survey 2025", realizada pela Deloitte, mostra que as gerações Z e Millennials estão muito preocupados com as questões relacionadas ao meio ambiente, o que tende a influenciar suas escolhas de carreira e consumo. Entre os entrevistados no Brasil, 81% da Gen Z e 79% dos Millennials estão aflitos ou ansiosos com o impacto ambiental, percentuais que superam a média global, que foi de 65% da Geração Z e 63% dos Millennials. 

A apreensão relacionada às mudanças climáticas aparece entre as cinco maiores preocupações dos brasileiros dessas gerações, sendo citada por 24% Gen Z e 25% Millennials, atrás apenas do custo de moradia (informado por 34% da Gen Z e 33% dos Millennials), do desemprego (mencionado por 25% Gen Z) e da saúde mental de sua geração (lembrada por 22% Gen Z e 25% Millennials), e à frente do receio quanto à criminalidade e segurança pessoal (comentada por 18% Gen Z e 24% Millennials). 
 
Há disposição e senso de urgência quanto às medidas de proteção ao meio ambiente e reversão dos danos já causados. Nos dados coletados no Brasil, 72% dos entrevistados da Gen Z, frente a 65% nos dados globais, informam que topam pagar mais para adquirir produtos ou serviços mais sustentáveis. Entre os Millennials, a diferença ainda é maior: 74% dos dados coletados no Brasil e 63% dos registros globais.
 
“Os resultados da nossa pesquisa mostram maior engajamento da Geração Z e dos Millennials brasileiros com as questões ambientais, superando a média global em diversos indicadores. Essa preocupação acentuada pode ser atribuída a uma combinação de fatores, tais como a crescente conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas no país, a vulnerabilidade de regiões brasileiras a eventos climáticos extremos e a importância da biodiversidade e dos recursos naturais para economias locais”, analisa Marcos Olliver, sócio-líder de People & Purpose da Deloitte.
 
A sustentabilidade se tornou um fator importante na escolha de um empregador. No Brasil, 80% dos entrevistados da geração Z e 84% dos Millennials consideram as credenciais e políticas ambientais de uma empresa ao avaliar uma oportunidade de trabalho. Na média global, o índice é de 70% nas duas gerações.
 

A Gen Z e os Millennials também se mostraram dispostas a agir junto aos seus empregadores pela sustentabilidade do planeta. Ao todo, 60% da Geração Z e 57% dos Millennials no Brasil afirmam que eles e seus colegas pressionam seus empregadores a adotarem medidas de proteção ao meio ambiente, frente a 48% da média global na geração Z e 47% dos Millennials.
 
“Esses resultados revelam que a Geração Z e os Millennials brasileiros estão dispostos a agir ativamente em prol da preservação do meio ambiente. Diante disso, as empresas devem desenvolver um planejamento relacionado à sustentabilidade, analisando a adoção de tecnologias limpas, o descarte correto de materiais e a promoção de uma cultura organizacional que valorize a sustentabilidade. Dessa forma, estarão mais preparadas para atrair e reter talentos, bem como conquistar a confiança daqueles que hoje constituem a maior parte dos consumidores e da força de trabalho do país”, afirma Marcos Olliver.
 
Metodologia
 
“Gen Z and Millennial Survey” é um estudo anual global da Deloitte que busca entender as percepções, preocupações e expectativas da Geração Z, considerando para a pesquisa os nascidos entre janeiro de 1995 e dezembro de 2006, e da Millennial, nascidos entre janeiro de 1983 e dezembro de 1994. 
 
Em 2025, a 14ª edição da pesquisa, realizada entre outubro e dezembro do ano passado, teve a participação de 14.751 pessoas da Geração Z e 8.731 Millennials, totalizando 23.482 entrevistados de 44 países da América do Norte, América Latina, Europa Oriental, Europa Ocidental, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico – no Brasil foram entrevistados 817 indivíduos, sendo 510 da Gen Z e 307 dos Millennials. Deste público, 40% na Gen Z e 66% na Millennials possuem diploma universitário. Na amostra, já são pais ou mães 58% na Gen Z e 76% na Millenials. Além disso, 58% da Gen Z e 75% dos Millenials exercem trabalho full time. Em posição avançada no universo corporativo, como chefe de departamento ou gestor sênior, são 48% na Gen Z e 58% na Millenials. 
 
Sobre a Deloitte
 
A Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mercado, com cerca de 460 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. Com base nos seus 180 anos de história, oferecemos serviços de auditoria, asseguração, consultoria, impostos e serviços relacionados para quase 90% das empresas da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras organizações. Nossas pessoas proporcionam resultados mensuráveis e duradouros para ajudar a reforçar a confiança pública nos mercados de capitais e permitir aos clientes transformar e prosperar, e lideram o caminho para uma economia mais forte, uma sociedade mais equitativa e um mundo sustentável. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios. Para mais informações, acesse: www.deloitte.com.br.
 
A Deloitte refere-se a uma ou mais empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”), sua rede global de firmas-membro e suas entidades relacionadas (coletivamente, a “organização Deloitte”). A DTTL (também chamada de “Deloitte Global”) e cada uma de suas firmas-membro e entidades relacionadas são legalmente separadas e independentes, que não podem se obrigar ou se vincular mutuamente em relação a terceiros. A DTTL, cada firma-membro da DTTL e cada entidade relacionada são responsáveis apenas por seus próprios atos e omissões, e não entre si. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lilian de Souza
[email protected]


Notícias Relacionadas »