Conferência discute contribuição da psicanálise no tratamento de autistas

Encontro marca o lançamento da Coleção PIPA TRADUZ, iniciativa voltada à disseminação de conhecimentos sobre autismo sob a perspectiva da psicanálise.

JOCELINE ALEMAR | MÁQUINA DA NOTÍCIA
03/09/2025 10h54 - Atualizado há 16 horas

Conferência discute contribuição da psicanálise no tratamento de autistas
Designed by Freepik
No próximo dia 20 de setembro, às 10h, será realizada a conferência "Como a Psicanálise pode contribuir para o tratamento de autistas", marcando o lançamento da Coleção PIPA TRADUZ. O evento acontecerá no auditório da sala 312 do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e é aberto a profissionais, estudantes e interessados na interface entre psicanálise e autismo.
A conferência será ministrada por Bartyra Ribeiro de Castro, psicanalista com longa trajetória clínica em Vitória (ES). Graduada em Psicologia, Bartyra é membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, além de ser sócia-fundadora da Associação PIPA (e rabiola). A coordenação do evento ficará por conta de Gabriel Caixeta, psicólogo, psicanalista e mestre em Psicanálise Clínica e Cultura.
O encontro marca o lançamento da Coleção PIPA TRADUZ, uma iniciativa voltada à disseminação de conhecimentos teóricos e clínicos sobre autismo sob a perspectiva da psicanálise. A coleção visa promover a circulação de obras fundamentais que contribuem para a formação e atuação de profissionais que se dedicam ao cuidado de sujeitos autistas. Durante a conferência, os livros da Coleção PIPA TRADUZ estarão disponíveis para compra.

SERVIÇO:
Conferência - Como a Psicanálise pode contribuir para o tratamento de autistas, com a palestrante Bartyra Ribeiro de Castro e coordenação de Gabriel Caixeta.
  • Data: 20 de setembro
  • Horário: 10h
  • Local: Auditório (sala 312) – UDF
  • Inscrição online: R$ 30,00. Enviar comprovante via PIX, anexando ao formulário. Link: https://shre.ink/conferenciapsicanalise
Sobre a Associação PIPA (e rabiola) - A Associação PIPA (e rabiola) é uma organização voltada ao cuidado clínico e social de crianças autistas e suas famílias, com base na orientação psicanalítica. Atua na formação, pesquisa e produção de conhecimento, promovendo a escuta singular de cada sujeito.
Sobre o UDF - Fundado em 1967, o UDF foi a primeira instituição particular de ensino superior da capital federal do Brasil. Recebeu reconhecimento como Centro Universitário no início dos anos 2000, após adequar-se aos padrões do MEC e, em 2008, integrou o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores grupos de educação superior do país.  Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas: Direito, Negócios, Saúde, Tecnologia, entre outras. Acesse udf.edu.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOCELINE ELOINA DOS SANTOS ALEMAR
[email protected]


Notícias Relacionadas »