Coalizão Brasil recebe novas lideranças para compor cúpula da rede, que une ONGs e empresas

Chegada dos especialistas contribui para o fortalecimento do movimento

DANIELLE FELTRIN
03/09/2025 15h14 - Atualizado há 3 horas

Coalizão Brasil recebe novas lideranças para compor cúpula da rede, que une ONGs e empresas
Da esquerda para a direita: Bruno Mariani (Symbiosis), Leila Harfuch (Agroicone), Lígia Dutra (Cargill) Marina Piatto (Imaflora),Fabíola Zerbini (Conexus) e Taciano Custodio (Rabobank)

O Grupo Estratégico (GE), maior instância de governança da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, passa a contar com quatro novos membros: Bruno Mariani, fundador e CEO da Symbiosis, Leila Harfuch, sócia-gerente da Agroicone, Ligia Dutra, diretora de Relações Governamentais da Cargill Agrícola no Brasil, e Marina Piatto, diretora executiva do Imaflora. Atualmente composto por 20 pessoas de diferentes setores — privado, financeiro, organizações da sociedade civil e academia —, o GE é responsável pelas diretrizes e coesão do movimento, além da aprovação de suas manifestações públicas. 

Já o Grupo Executivo (GX), responsável pela implementação das decisões do GE em nível operacional, assim como pela aprovação de materiais técnicos da Coalizão, ganhou dois novos membros: Fabíola Zerbini, diretora Executiva da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, e Taciano Custódio, head de Sustentabilidade para a América do Sul do Rabobank. Agora, o grupo é composto por 12 pessoas.

Para Carolle Alarcon, gerente executiva da Coalizão Brasil, a chegada dos novos integrantes no nível mais estratégico da rede contribui para o fortalecimento da agenda de alguns setores. “Apesar de serem muito importantes no âmbito das forças-tarefa, alguns setores ainda não estavam representados na nossa governança mais alta, como, por exemplo, os da restauração e da silvicultura de espécies nativas, agora representados pelo Bruno Mariani, e do financiamento para uma transição climática da agricultura, com a Leila Harfuch”, avalia Alarcon. “Além disso, destaco a maior participação de mulheres nesses espaços de tomada de decisão mais estratégico do movimento, buscando uma maior equidade de gênero.”

Sobre os novos integrantes do Grupo Estratégico (GE)

Bruno Mariani foi presidente do Conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e sócio e diretor executivo do Banco BBM S.A. Fundou a Symbiosis em 2018, com o objetivo de criar um modelo econômico e financeiro voltado à restauração de florestas em larga escala. 

Já a economista Leila Harfuch foi pesquisadora visitante na University of Illinois (EUA). É doutora em economia aplicada pela Esalq/USP e possui pós-doutorado em Economia pela FGV-SP. Tem 18 anos de experiência em análises quantitativas e qualitativas aplicadas à agropecuária e uso da terra, agricultura familiar, comércio internacional, mudanças do clima e sustentabilidade. Além de fazer parte do GE, a especialista seguirá atuando como colíder da Força-Tarefa Finanças Verdes da rede, posição que ocupa desde 2020.

Lígia Dutra é especialista em comércio internacional, relações institucionais e agronegócio, com mais de 20 anos de atuação estratégica no setor agropecuário brasileiro. Ao longo de sua carreira, liderou iniciativas voltadas à promoção internacional de produtos agropecuários, tendo atuado como Diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e como analista de negócios internacionais na Apex-Brasil. Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente de Relações Governamentais da Cargill Agrícola no Brasil.

A engenheira agrônoma Marina Piatto, formada pela Esalq/USP e mestre em agricultura tropical pela Universidade de Bonn (Alemanha), trabalha no Imaflora há mais de duas décadas, na área de agricultura, pecuária e mudanças climáticas, com foco no engajamento de stakeholders e construção de estratégias para aprimorar a produção sem desmatamento, práticas agrícolas de baixo carbono e direitos sociais no setor de commodities.  

Sobre os novos integrantes do Grupo Executivo (GX)

Fabiola Zerbini é advogada, doutora em Ciência Ambiental e Política pelo PROCAM/USP, e possui mais de 20 anos de experiência em políticas públicas, florestas, uso da terra e desenvolvimento sustentável. Entre 2023 e 2025, atuou como diretora do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima. Anteriormente, ocupou cargos de liderança em organizações como WRI Brasil, Tropical Forest Alliance, e FSC Brasil, com forte atuação nas agendas de desmatamento zero e cadeias produtivas sustentáveis. 

Taciano Custódio tem mais de 15 anos de experiência na cadeia de valor do sistema alimentar global. Sua expertise abrange finanças sustentáveis, rastreabilidade da cadeia de suprimentos, soluções de carbono e gestão de stakeholders. É formado em Biologia, mestre em Sustentabilidade e possui MBA em Engenharia Sanitária. Como head de Sustentabilidade do Rabobank América do Sul, lidera o desenvolvimento de soluções financeiras impactantes e vinculadas à sustentabilidade em diversos setores agrícolas.

Para conhecer todos os integrantes do GE e do GX, acesse a página de Governança do site da Coalizão: https://coalizaobr.com.br/sobre-nos/



Sobre a Coalizão 

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento composto por mais de 400 organizações, entre entidades do agronegócio, empresas, organizações da sociedade civil, setor financeiro e academia. A rede atua por meio de debates, análises de políticas públicas, articulação entre diferentes setores e promoção de iniciativas que contribuam para a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELLE FELTRIN ARTERO
[email protected]


FONTE: Coalizão Brasil
Notícias Relacionadas »