SINDUSCON Joinville reforça presença e atuação em Itapoá

Anúncio da criação de um braço local no litoral Norte foi feito nesta terça-feira em evento que reuniu gestores públicos, empresários e diretores do sindicato

GRAZIELA LINDNER
03/09/2025 18h58 - Atualizado há 20 horas

SINDUSCON Joinville reforça presença e atuação em Itapoá
Elton Costa/Divulgação Sinduscon
O SINDUSCON Joinville realizou na terça-feira (2/9) o 1º Encontro da Construção Civil de Itapoá. O evento contou com a presença do prefeito Jefinho Garcia; da procuradora geral do município, Maria Adriana Souza; de membros da diretoria do sindicato; empresários da construção civil e representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), SENAI, SECONCI e Instituto Profissão Construir.

De acordo com a presidente do SINDUSCON Joinville, Ana Rita Vieira, o aumento no número de empreendimentos e obras no litoral Norte motivou o sindicato a reforçar seu trabalho na região. “A expansão urbana impulsionada pela atividade portuária, pelos investimentos em infraestrutura e pela forte vocação turística de Itapoá colocou a indústria da construção civil em evidência”, disse.




Com a ampliação das atividades e, no futuro, a instalação de uma vice-presidência local, o objetivo do SINDUSCON é apoiar as empresas do setor e contribuir para o desenvolvimento ordenado de Itapoá. Atualmente, a entidade já conta com um representante no conselho consultivo da Prefeitura.
Entusiasta do fortalecimento do SINDUSCON no litoral Norte, o prefeito de Itapoá, Jefinho Garcia, diz que uma das preocupações da atual administração pública é garantir a expansão urbana de forma organizada.

“Itapoá não para de crescer e, depois do porto, a construção civil é a nossa maior geradora de emprego e renda. O setor é responsável pelo fortalecimento do nosso PIB e a soma de esforços com o sindicato é muito bem-vinda”, ressaltou o prefeito.

Representatividade
Durante o Encontro da Construção Civil, a presidente Ana Rita Vieira falou sobre as atividades e os serviços oferecidos pelo sindicato, em especial a pesquisa mensal do mercado imobiliário, os programas de certificação - como o selo Obra Juridicamente Perfeita e o Prêmio SINDUSCON de Boas Práticas - e a representatividade do sindicado em comissões e conselhos municipais.

O SINDUSCON Joinville também participa de entidades estaduais e nacionais, com representantes na Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC/Fiesc) e na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CDIC).

O vice-presidente da CBIC para Santa Catarina, Marco Antonio Corsini, destacou a importância do associativismo e de ter empresários do setor acompanhando discussões de âmbito nacional, como a Reforma Tributária e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida.



Com cadeira também na CDIC/Fiesc, o ex-presidente do SINDUSCON Joinville destacou que Santa Catarina tem 26 SINDUSCONs, o que permite tratar das demandas microrregionais com mais eficiência.

Formação profissional
Criado em 2023, o Profissão Construir foi um dos destaques do Encontro da Construção Civil. Com mais de 700 profissionais formados e 80% deles empregados, o programa de qualificação de mão de obra capitaneado pelo SINDUSCON Joinville abriu uma turma em Itapoá no final de 2024 e deve ampliar a oferta de cursos na cidade.

“Santa Catarina vive o pleno emprego, mas ainda não superamos a dificuldade de contratar mão de obra qualificada para a construção civil. Por isso, criamos um modelo próprio de formação, onde os trabalhadores participam de uma trilha de conhecimento e se preparam, em aulas práticas, para exercer diversas atividades operacionais no canteiro de obras”, explicou Carlos Lopes, presidente do Instituto Profissão Construir e diretor da Indústria Imobiliária no SINDUSCON Joinville.

Na oportunidade, o gerente de Operações da Regional Norte-Nordeste do SESI/SENAI, Daniel de Aviz, também falou sobre a atuação da entidade na formação de profissionais em Itapoá. Atualmente, o SENAI é um dos principais parceiros do Instituto Profissão Construir.

Obra Mais Segura
Além das iniciativas de capacitação profissional, os empresários de Itapoá conheceram os serviços oferecidos pelo SECONCI, o braço social do SINDUSCON Joinville com foco na saúde e na segurança dos trabalhadores. O destaque foi o programa Obra Mais Segura, criado para fortalecer a cultura de segurança nos canteiros de obras.

“Nós oferecemos orientações técnicas, treinamentos e acompanhamento especializado para reduzir os riscos de acidente de trabalho e o número de afastamentos”, explicou Thailine Cordeiro Bruno, coordenadora administrativa do SECONCI.



Segundo ela, além de ter um ambiente de trabalho seguro, produtivo e eficiente, as empresas certificadas com o selo Obra Mais Segura reduzem os riscos de multas por descumprimento das normas de segurança, já que são constantemente checadas e orientadas.

A presidente do SINDUSCON, Ana Rita Vieira, acredita que, em breve, todos esses programas e serviços estarão em vigor em Itapoá. “A expansão das nossas atividades e a união com empresários e com o poder público de Itapoá são fundamentais para construirmos um setor ainda mais forte, organizado, produtivo e gerador de emprego e renda.”

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
[email protected]


FONTE: https://www.sinduscon-joinville.org.br/v2021/
Notícias Relacionadas »