O Campeonato Pan-Americano Sub-15 de Polo Aquático começou nesta segunda-feira (1/9), na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), e já nos primeiros dias mostrou o equilíbrio e a intensidade que prometem marcar a competição. O torneio organizado pela ABDA, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e PanAm Aquatics reunirá nove países até o dia 7 de setembro, com entrada gratuita para o público.
Após a abertura oficial, realizada na noite de segunda, a seleção brasileira masculina confirmou a força dentro de casa ao superar os Estados Unidos por 8 a 4, em duelo cercado de expectativa. A equipe feminina também estreou com autoridade: goleou a Argentina por 19 a 5 e deu mostras de que vai brigar pelo título continental.
Outros confrontos do primeiro dia foram marcados por resultados expressivos. No feminino, o Peru venceu Porto Rico por 25 a 8, enquanto o México venceu o Chile por 13 a 11. Já os Estados Unidos bateram o Canadá por 10 a 9.
+VEJA MAIS: confira a tabela de jogos do Pan Sub15
No masculino, além da vitória do Brasil, o México impressionou ao aplicar 25 a 10 sobre o Chile, e o Peru levou a melhor sobre Porto Rico por 12 a 9. Canadá e Argentina protagonizaram uma das partidas mais disputadas, decidida por apenas um gol: 10 a 9 para os canadenses.
O segundo dia de competição manteve o ritmo intenso. No masculino, o Brasil voltou a vencer, por 16 a 5 sobre o Canadá, consolidando a liderança no grupo. Os Estados Unidos se recuperaram da derrota inicial e bateram a Argentina por 15 a 8. O Peru, por sua vez, aplicou a maior goleada do torneio até agora, 26 a 4 contra o Chile.
No feminino, quatro jogadoras da ABDA vestem a camisa do Brasil: Ana Laura dos Santos Miranda, Anna Marcela Muniz Gardiolo, Lyvia Stringhetta Vaz e Sophya Laura Teixeira.
A presença maciça de representantes do clube reforça a importância da ABDA na formação de talentos e no desenvolvimento do polo aquático brasileiro.
ABDA na Seleção Brasileira - A ABDA tem importante papel na campanha brasileira no Pan-Americano Sub-15, com profissionais e atletas convocados para compor a seleção nacional.
No masculino, representam o clube o técnico Alexandre Dezani, o preparador físico Thiago Dal Médico e os atletas Eraldo Junior Murque de Carvalho, Gabriel Henrique Moraes e Otávio Henrique Gonçalves.
No feminino, quatro jogadoras da ABDA vestem a camisa do Brasil: Ana Laura dos Santos Miranda, Anna Marcela Muniz Gardiolo, Lyvia Stringhetta Vaz e Sophya Laura Teixeira.
A presença maciça de representantes do clube reforça a importância da ABDA na formação de talentos e no desenvolvimento do polo aquático brasileiro.
Além da disputa pelo título, o torneio garante oito vagas no masculino e seis no feminino para o Campeonato Mundial Sub-15, o que aumenta o peso de cada partida.
Referência internacional no esporte, a ABDA já sediou o Sul-Americano Sub-16 (2018), o Pan-Americano Sub-17 e Adulto (2023) e o Torneio Internacional de Polo Aquático (2022, 2023, 2024 e 2025). Em dezembro, a Arena ABDA voltará a ser centro das atenções com o 6º HaBaWaBa Brasil, versão latino-americana do maior festival infantil de polo aquático do mundo.
A Arena ABDA fica na rua Fábio Geraldo, 2-12, Jardim Terra Branca, em Bauru (SP). Todos os jogos do Pan-Americano Sub-15 têm entrada gratuita. O Pan-Americano Sub-15 de polo aquático conta com apoio da Unimed Bauru, Unisagrado e Sociedade Hípica de Bauru.
A ABDA é um projeto sem fins lucrativos mantido pela Zopone Engenharia e Comércio LTDA e apoiado pela Z-Incorporações. A ABDA está certificada junto ao Ministério do Esporte para captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o auxílio dos parceiros Confiança Supermercados, Cart, Unimed Bauru, Semel e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SHEILA TEIXEIRA JUNQUEIRA
[email protected]