Comunicação ineficaz e aumento da complexidade do design desafiam colaboração no setor de AEC, aponta estudo

Pesquisa realizada pela Tech-Clarity, encomendada pela Graphisoft, aponta que 63% dos profissionais do setor concordam que a complexidade dos projetos aumentou nos últimos cinco anos, enquanto 40% indicam má comunicação como maior desafio para os empreendimentos

DOUGLAS MEIRA
27/08/2025 15h59 - Atualizado há 8 horas

Comunicação ineficaz e aumento da complexidade do design desafiam colaboração no setor de AEC, aponta estudo
Freepik
A colaboração no setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) enfrenta obstáculos crescentes devido à complexidade cada vez maior dos projetos e às falhas na comunicação entre equipes. Essa é a principal conclusão do estudo global “The State of Collaborative Design in AEC”, realizado pela consultoria independente Tech-Clarity a pedido da Graphisoft, líder no desenvolvimento de soluções de software BIM (Building Information Modelling) para arquitetura e projetos multidisciplinares.

O levantamento, que ouviu 393 profissionais do setor baseados em diferentes mercados, revelou que 63% acreditam que a complexidade dos projetos aumentou nos últimos cinco anos, enquanto 40% apontaram a má comunicação como a barreira mais significativa para o sucesso dos empreendimentos.


Apesar desse cenário, a pesquisa indica que a transformação digital está abrindo novas oportunidades. O BIM (Building Information Modeling) ganha força como sistema central de registro dos projetos. Atualmente, 33% dos profissionais utilizam o conceito com essa finalidade, enquanto 51% acreditam que essa será a realidade no futuro próximo.

Outro movimento em destaque é a adoção do design multidisciplinar, que integra diferentes funções e habilidades em torno de um modelo comum. Segundo o estudo, 22% das empresas já utilizam essa abordagem em todos os projetos, e mais da metade a aplica em pelo menos parte deles. Os benefícios são claros: quase três quartos dos usuários relatam menos erros e omissões e projetos mais completos, enquanto mais da metade aponta ganhos de eficiência e melhor construtibilidade.

O estudo da Tech-Clarity aponta que a comunicação é um dos grandes desafios do setor de AEC. “Os participantes de um projeto muitas vezes abrangem diversas fronteiras regionais, nacionais, linguísticas e culturais. As diversas disciplinas raramente compartilham o mesmo espaço físico, o que apenas amplia o desafio da comunicação. Com a crescente complexidade dos projetos e a escassez de profissionais bem treinados, a comunicação torna-se ainda mais difícil. O setor precisa encontrar formas de se tornar mais eficiente”, diz um trecho da pesquisa.

A Graphisoft destaca que a pesquisa reforça sua visão de promover fluxos de trabalho digitais integrados, centrados no BIM. A empresa tem investido em soluções como o BIMcloud, plataforma de colaboração em tempo real, e o BIMx, aplicativo que conecta equipes e clientes em qualquer lugar, além de recursos avançados no Archicad e ferramentas complementares como MEP e DDScad.

Para saber mais sobre a Graphisoft, visite o site da Graphisoft Brasil.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Douglas Barros Meira
[email protected]


FONTE: Graphisoft - Assessoria de Imprensa
Notícias Relacionadas »