A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e o Instituto Futebol de Rua inauguraram na última sexta-feira, 22, um novo núcleo esportivo em Goiás. A iniciativa chega a Goiânia e soma-se ao núcleo que já estava em funcionamento no município de Águas Lindas. O projeto visa desenvolver valores por meio da prática do futebol de rua, com foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
O núcleo em Goiânia atenderá, aproximadamente, 100 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 13 anos, no contraturno escolar, contribuindo para reduzir a evasão escolar e o fortalecer os vínculos comunitários. As ações serão desenvolvidas com base na metodologia do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, atividades pedagógicas, lúdicas e culturais voltadas à formação cidadã e à promoção de valores sociais.
A seleção das crianças e adolescentes que participam do projeto é feita diretamente pelas escolas parceiras, considerando critérios relacionados ao nível e desafios de aprendizagem, situação de risco e vulnerabilidade social.
“A educação tem um papel um papel fundamental para o futuro do país e o esporte tem alto potencial de atuar como ferramenta de transformação e engajamento, ajudando a promover a inclusão e a cidadania. Estamos realizando no estado de Goiás projetos relacionados à inclusão digital e formação de professores, valorização de artistas locais, além do apoio a iniciativas culturais e de saúde. A promoção do esporte complementa essa atuação e contribui para o desenvolvimento das comunidades”, reforça Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul.
A parceria entre EDP e Instituto Futebol de Rua, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e com apoio da Prefeitura de Goiânia e da Secretaria de Educação, reforça a importância de unir esforços para o desenvolvimento social e permite, com a execução do projeto, que diversas pessoas sejam beneficiadas também de forma indireta, entre familiares, profissionais da educação e comunidade.
“Há mais de 12 anos, nossa parceria com a EDP tem sido essencial para levarmos a metodologia do futebol de rua e implementarmos nossos projetos em diferentes estados do Brasil, sempre com foco no desenvolvimento humano! A política de investimento social da EDP Brasil é um exemplo de compromisso, priorizando o direcionamento de recursos para os territórios que mais precisam. Já beneficiamos milhares de crianças e adolescentes e seguimos ampliando esse impacto a cada novo núcleo que inauguramos juntos”, afirma Alceu de Campos Natal Neto, fundador e Diretor Executivo do Instituto Futebol de Rua.
A parceria com a EDP e o Instituto Futebol de Rua vem se fortalecendo ao longo dos anos. Entre 2012 e 2024, foram atendidas diretamente cerca de 3.300 crianças e adolescentes, em 18 cidades de oito estados diferentes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA BEZERRA GUERRA
[email protected]