Últimos dias para se inscrever no maior concurso de comida a quilo do Brasil

Evento nacional premia pratos autorais que destacam a identidade da gastronomia e fortalecem os laços com os clientes

TATIANE FERREIRA
26/08/2025 12h12 - Atualizado há 8 horas

Frango ao creme de limão com sal de alho negro e arroz defumado com jambu, masalas da casa e castanhas de caju, prato do restaurante Cibi Sana (SP) na edição de 2023. Foto: Divulgação

No dia 28 de agosto se encerram as inscrições para o concurso  O Quilo é Nosso, iniciativa que valoriza a criatividade e a excelência dos restaurantes a quilo em todo o país. Com etapas locais, estaduais e uma final nacional, o evento reforça a importância da culinária brasileira e promove a conexão entre empreendedores e clientes, sob o tema “Comer e votar: é só começar”. 

O concurso é uma oportunidade para os estabelecimentos mostrarem sua identidade com pratos autorais e ingredientes regionais. Para participar, o restaurante precisa: 

1. Criar um prato exclusivo, que seja viável para o serviço a quilo e fique no cardápio durante o período do evento; 

2. Realizar a inscrição  junto à Abrasel mais próxima ou diretamente pelo site oficial:  [www.oquiloenosso.com.br.]www.oquiloenosso.com.br. 

Durante o concurso, os clientes têm um papel essencial, pois além de saborear os pratos criados especialmente para o evento, eles também votam em seus favoritos, e ajudam a destacar os restaurantes que melhor representam o sabor e a identidade da região. Essa interação fortalece o vínculo entre quem serve e quem consome, o que torna a escolha do melhor prato uma experiência coletiva e democrática. 

A competição é dividida nas etapas locais, estaduais e nacional. Na fase inicial, os pratos são avaliados por um júri técnico e pelo público, que poderá votar presencialmente nos restaurantes participantes. Os vencedores locais avançam para a etapa estadual, e os melhores de cada estado disputam a grande final nacional, que elegerá o melhor restaurante a quilo do Brasil. 

Além da visibilidade e do reconhecimento, os participantes ganham a chance de fortalecer sua marca, atrair novos clientes e integrar uma rede de empreendedores que valorizam a inovação e a excelência no setor de alimentação fora do lar. 

“O Quilo é Nosso é uma vitrine para os restaurantes mostrarem sua criatividade e conexão com a cultura local. É também uma forma de estimular a criatividade e no serviço a quilo, que é uma marca registrada da gastronomia brasileira”, afirma José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo, Comunicação e Inteligência da Abrasel. 

A final nacional será realizada no fim de outubro, reunindo os pratos que melhor expressam a criatividade, a técnica e o respeito às tradições regionais. O concurso é uma oportunidade única para que bares e restaurantes a quilo mostrem sua força, valorizem a culinária brasileira e conquistem o reconhecimento do público e de especialistas do setor. 

Serviço 

O Quilo é Nosso  Realização: Abrasel  Patrocínio: Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa  Apoio: Glassart e Nogueira Brinquedos  Parceria: Mundo Mesa  Inscrições: 30/06 a 28/08  1ª fase (voto popular + júri técnico): 16 a 26 de setembro  2ª fase (júri técnico estadual): 1º a 10 de outubro 
Final nacional: a definir 

Mais informações: www.oquiloenosso.com.br


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
tatianeferreira.br@abrasel.com.br